Seja

Amigo

Programação mensal

Maio no Inhotim

Aberto de quarta a domingo e no feriado do Dia do Trabalhador, o Inhotim oferece uma programação repleta de atividades culturais e educativas no mês de maio. O outono muda a cara e os tons da paisagem botânica do e a floração da orquídea Cattleya walkeriana traz novas cores para o parque. 

No dia 27, estreamos uma nova mostra e uma nova obra externa. A Galeria Praça recebe 26 esculturas de Mestre Didi na exposição com curadoria convidada de Igor Simões, Mestre Didi: os iniciados no mistério não morrem. Também na Galeria Praça, a artista Mônica Ventura apresenta seu trabalho A noite suspensa ou o quê posso aprender com o silêncio (II) (2023). As duas inaugurações fazem parte do programa Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra, que tem influenciado a direção artística do Inhotim desde 2021.

Aproveite sua visita para conhecer a etapa mais recente do ciclo de Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra no Instituto na exposição Terceiro Ato: Sortilégio, em exibição na Galeria Mata com mais de 180 itens de acervo e obras de arte de Abdias e outras personalidades com quem o artista conviveu enquanto viveu nos Estados Unidos.

Neste mês, o Educativo se dedica a pensar de forma lúdica o acervo do Inhotim a partir do conceito de Punctum criado por Roland Barthes na Visita temática O Punctum na Arte Contemporânea. As Visitas panorâmicas são realizadas diariamente, com saída da Recepção às 10h30 e a Visita Bem-estar Inhotim ocorre no dia 03, quarta-feira gratuita, e nos dias 20 e 21.

No fim de semana de abertura das exposiçõeso Educativo também promove duas atividades. No sábado, 27, acontece a Mediação em Ponto na Galeria Praça com diálogos e reflexões a partir das obras de Mônica Ventura e de Mestre Didi. A mostra segue sendo assunto no dia seguinte, domingo 28, com a Visita temática Aberturas Maio.

Como programação da 21ª Semana Nacional de Museus, o Educativo também promove, no dia 19, a ação Retrato Plantado, uma experiência no Viveiro Educador que convida o público a imaginar a fitofisionomia de nomes populares de plantas que podem ser encontradas nos jardins do parque.

Ainda em maio o Inhotim promove a Semana do Meio Ambiente 2023, com uma programação especial entre os dias 31 de maio e 04 de junho. Na programação, diversas atividades que buscam estimular reflexões sobre maneiras de se relacionar com o ambiente, atuar na conservação da flora e o respeito do compromisso com a natureza. As ações incluem visitas especiais, workshop, apresentações culturais, seminário, oficinas educativas – as atividades são gratuitas e abertas ao público visitante do Inhotim. Confira a programação completa e participe. 

Funcionamos de quarta a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30. Adquira seu ingresso e transporte interno com antecedência e programe-se para visitar o Inhotim. Tudo que você precisa saber para o seu passeio está aqui. Aproveite maio com a gente! 

Programação mensal

Maio no Inhotim

Conhecida como a rainha-do-cerrado, é nativa de Minas Gerais e mais 5 estados brasileiros.

Conhecida como a rainha-do-cerrado, é nativa de Minas Gerais e mais 5 estados brasileiros.

01/05/2023

Maio do Inhotim

Conheça a programação artística e educativa e acompanhe as visitas do mês.

Como chegar

Mapa

Hoje

Busca