Seja

Amigo

Exposição

Mestre Didi – “os iniciados no mistério não morrem”

Com curadoria de Igor Simões, curador convidado, e da equipe curatorial do Inhotim, a exposição temporária Mestre Didi – os iniciados no mistério não morrem está em exibição na Galeria Praça. 

A exibição de cerca de 30 obras da coleção do Instituto Inhotim de Deoscóredes Maximiliano do Santos (1917-2013), o Mestre Didi, faz parte do Programa Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra e apresenta ao público o universo múltiplo onde as atividades de artista, intelectual e liderança religiosa no Candomblé se encontram.

As esculturas expostas utilizam fibras de dendezeiro, búzios, contas, sementes, tiras de couro e outros símbolos que remetem às tradições iorubá. Além de artista, Mestre Didi foi sacerdote supremo do culto aos ancestrais Egungun e fundou, nos anos 1980, a Sociedade Religiosa e Cultural Ilê Asipá, em Salvador (BA). A mostra busca compreender as diversas vivências de sua trajetória, da intelectualidade ao sagrado, sempre em diálogo com as experiências afro-diaspóricas.

Integram ainda a exposição trabalhos de Rubem Valentim, Ayrson Heráclito e comissionamentos do Ilê Asipá. As inaugurações na Galeria Praça de 2023 são patrocinadas pela Shell, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Exposição

Mestre Didi – “os iniciados no mistério não morrem”

30 esculturas da coleção do Instituto Inhotim apresentam o universo múltiplo de Mestre Didi

30 esculturas da coleção do Instituto Inhotim apresentam o universo múltiplo de Mestre Didi

27/05/2023

Mestre Didi - os iniciados no mistério não morrem

De 27/05/23 a 18/02/24

Galeria Praça 

Como chegar

Mapa

Hoje

Busca