Seja

Amigo

Exposição

Terceiro Ato: Sortilégio

Desde dezembro de 2021, o Inhotim, em curadoria conjunta com o Ipeafro,  recebe o Programa Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra, que ocupa a Galeria Mata  em quatro atos (2021-2023). A partir de março de 2023, Terceiro Ato: Sortilégio apresenta ao público mais de 180 obras entre documentos, livros, trabalhos de Abdias e de artistas como Mestre Didi, Rubem Valentim, Melvin Edwards, Regina Vater, Emanoel Araujo, Hélio Oiticica e Anna Bella Geiger. 

A exposição Terceiro Ato: Sortilégio, que inclui em seu título o nome da primeira peça teatral escrita por Abdias, em 1951,  marca o princípio de sua produção artística ligada às tradições​ ​afro-diaspóricas, e apresenta um recorte de produções de Abdias Nascimento entre 1968 e 1981, período que marca o seu exílio  quando o artista se torna referência da arte negra brasileira no exterior. Abdias estabelece uma mudança de paradigmas nas artes visuais, fundindo símbolos e linguagens das tradições afro-diaspóricas com as influências das paisagens e cenas por onde o artista transita.

Com um núcleo dedicado a Exu, Orixá da comunicação e guardião dos caminhos, a trajetória de Abdias se funde com as características da entidade, ao exercer esse papel essencial na difusão da arte negra brasileira no exterior e expandindo para a arte o entendimento do Candomblé como uma concepção de vida e filosofia do universo.

Parte das obras expostas na mostra é de artistas brasileiros(as) que marcavam presença na cena artística estrangeira, principalmente nos EUA, em Nova York, no mesmo período em que Abdias Nascimento esteve no país, interagindo com a sua paisagem e com o seu entorno, e mostrando um reconhecimento dos territórios por onde passaram.

Abdias Nascimento, Oxum em Êxtase. Acrílica sobre tela, 153 x 102 cm. Búfalo, EUA, 1975
Abdias Nascimento, O Vale de Exu. Acrílico sobre tela, 80 x 127 cm. Nova Iorque, EUA, 1969

A nova exposição do Programa Abdias do Nascimento no Inhotim conta com o Patrocínio Master de Itaú e Patrocínio Prata de Petrobras, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apoio institucional do Ipeafro e Realização do Instituto Inhotim e Ministério da Cultura.

Exposição

Terceiro Ato: Sortilégio

De 2021 a 2024, Abdias Nascimento e seu legado estão presentes na Galeria Mata. Foto: Daniel Mansur

De 2021 a 2024, Abdias Nascimento e seu legado estão presentes na Galeria Mata. Foto: Daniel Mansur

18/03/2023

Terceiro Ato: Sortilégio

Until 10/10/2023 at Galeria Mata

Como chegar

Mapa

Hoje

Busca