Rivane Neuenschwander - Inhotim

Seja

Amigo

Rivane Neuenschwander

2009

Continente/Nuvem (2008)
Plástico corrugado, alumínio, bolas de isopor, lâmpadas fluorescentes, ventiladores elétricos e timers, dimensões variáveis.

​Galeria Rivane Neuenschwander Inhotim
​Galeria Rivane Neuenschwander, 2009. Foto: Pedro Motta
Obra Continente/Nuvem, 2008, de Rivane Neuenschwander. Acervo de arte contemporânea do Inhotim.
​Rivane Neuenschwander, Continente/Nuvem, 2008, plástico corrugado, alumínio, bolas de isopor, lâmpadas fluorescentes, ventiladores elétricos e timers, dimensões variáveis. Foto: Eduardo Eckenfels

Inaugurada em 2009, a galeria abriga Continente/Nuvem (2008) de Rivane Neuenschwander. É na relação com um dos elementos menos destacados da arquitetura que a obra acontece. Olhando para o teto translúcido, o espectador observa à contraluz o movimento contínuo de inúmeras bolinhas de isopor. A estrutura não nos permite ver os ventiladores que garantem o movimento aleatório, e leva a associações como o passar das nuvens, uma revoada ou mesmo deslocamentos geográficos.

Localizada em um ponto central do Instituto Inhotim, a galeria contrasta com outras construídas no entorno, assim como o seu paisagismo, que nos remete a um jardim doméstico. Datada de 1874, ela é a construção mais antiga da instituição, remanescente da fazenda que existia no terreno onde hoje funciona o Inhotim.

Hoje

Filtros