Rivane Neuenschwander - Inhotim

Seja

Amigo

Rivane Neuenschwander

Belo Horizonte, Brasil, 1967 – vive em São Paulo, Brasil

​Rivane Neuenschwander, Continente/Nuvem, 2008, plástico corrugado, alumínio, bolas de isopor, lâmpadas fluorescentes, ventiladores elétricos e timers, dimensões variáveis. Foto: Pedro Motta
​Galeria Rivane Neuenschwander, 2009. Foto: Pedro Motta

Nos anos de 1990, Rivane Neuenschwander estudou desenho na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, sendo mestre no Royal College of Art (Inglaterra), em 1998. Em suas instalações, faz uso recorrente de objetos industriais ressignificados e materiais cotidianos ou perecíveis, como flores secas, insetos, poeira, isopor, baba de lesma, sal, dentre outros.

A produção da artista parte desses elementos simples para discutir questões universais, como o medo, a história, a temporalidade e as interações políticas, econômicas e sociais. Entre suas principais exposições está Mal-entendidos, primeira panorâmica de sua produção no Brasil, no MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo (2014), além de participações nas bienais de Joanesburgo (África do Sul), de São Paulo (Brasil), de Veneza (Itália) e do Mercosul.

Hoje

Filtros