Seja

Amigo

Exposição

Grada Kilomba, “O Barco” (2021) 

A Galeria Galpão recebe, a partir do dia 13/04, O Barco (2021), de Grada Kilomba, uma obra escultórica, performática e poética, inédita no Brasil. 

A produção da artista é particularmente conhecida pela prática subversiva de contar histórias e pelas suas imagens imersivas e poéticas, nas quais dá corpo, voz, forma e movimento aos seus próprios escritos. 

No trabalho O Barco (2021), 134 blocos de madeira queimada estendem-se por 32 metros, dispostos em referência à arquitetura do fundo das embarcações que levavam pelo oceano milhões de corpos africanos escravizados. Ao longo do deslocamento entre os blocos, o visitante depara-se com um poema escrito por Kilomba e traduzido para 6 idiomas: Yorubá, Crioulo de Cabo Verde, Kimbundu, Português, Inglês e Árabe da Síria. 

A instalação escultórica é acompanhada, ainda, de três atos de performance, que acontecem ao longo do período de exibição do trabalho no Inhotim. 

Performance 

No domingo, 14 de abril, às 14h, acontece a performance do primeiro ato com o grupo Ensemble Lisboa, na Galeria Galpão. O Ensemble Lisboa reúne vozes do gospel e da ópera, bem como percussionistas e bailarinos clássicos. Nos próximos atos, acontecerá a reencenação da performance com um grupo formado por artistas locais de Brumadinho e região.  

A entrada será gratuita para os visitantes do parque, mediante retirada de ingresso uma hora antes da apresentação na Galeria Galpão (ingressos limitados). 

A mostra O Barco (2021), de Grada Kilomba, conta com a Vale como mantenedora master, e com o patrocínio master da B3 e da Shell, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

Exposição

Grada Kilomba, “O Barco” (2021) 

Grada Kilomba apresenta sua obra O Barco (2021) pela primeira vez no Brasil.

Grada Kilomba apresenta sua obra O Barco (2021) pela primeira vez no Brasil.

13/04/2024

Grada Kilomba, “O Barco” (2021) 

O Barco (2021), Grada Kilomba 

A partir de 13/04 

Galeria Galpão 

14/04/2024

Performance

14/04, às 14h 

Galeria Galpão

Retirada de ingressos 1 hora antes da apresentação

Como chegar

Mapa

Hoje

Busca