Seja

Amigo

Deslocamentos (2021)

Exibida de dezembro de 2021 a abril de 2022, a mostra integrou a programação de Inaugurações Inhotim 2021 – Dezembro e faz parte do programa Território Específico.

Raquel Garbelotti, A clareira, 2000, fotografia, 100 x 150 x 8 cm

Permeating the works, issues such as the Permeando os trabalhos, questões como a ocupação do espaço, as contradições do capitalismo global e o desenho geopolítico das desigualdades sociais, a transformação e exploração da natureza, a migração entre diferentes territórios e o consumismo.

Jorge Macchi, American Dream, 2011, exibida na na Galeria Fonte de dez/21 abril/22. Foto: Leo Motta
CerithWyn Evans, Cleave 02 (The accursed share), Globode vidro, luz, computador, obturador e texto de Georges Bataille, em detalhe. Foto: Ana Luiza Guimarães.

Afinal, se na antiguidade os primeiros viajantes (ou primeiros estrangeiros) inauguravam percursos, nas últimas décadas do século XX, as noções de espaço, território e fronteira, no contexto da globalização, alcançam novas definições e produzem novas materialidades e imaterialidades, mediadas pelo intenso fluxo de mercadorias, capitais e indivíduos. Deslocar-se passa a ter outro sentido, a provocar novas formas de registro.


A exposição faz parte do programa Território Específico, eixo de pesquisa que norteia a programação do Inhotim no biênio 2021 e 2022.

Laura Lima, Puxador-paisagem (H=c/M=c),1998-2021, detalhe. Photo: Ana Luiza Albuquerque

Como chegar

Mapa

Hoje

Busca

Filtros