Seja

Amigo

Laura Belém

Em meio aos jardins do Inhotim, dois novos trabalhos do nosso acervo artístico.

Mediterranean

No decorrer da vida, Aleksandra Mir atravessou quatro migrações, acostumando-se a transgredir fronteiras. Essa experiência apátrida deu origem a um questionamento recorrente em sua produção, acerca das forças sociopolíticas que moldam as identidades nacionais e locais. A série Mediterranean (2007) é resultado da experiência da artista na Sicília, ilha italiana no Mediterrâneo. Aqui, as massas … Continued

PROPAGANDA

Em uma reflexão sobre o lugar da arte e a lógica das manobras de propagação das informações, PROPAGANDA (2021) é uma obra composta por intervenções em outdoors, que trazem fotografias de caixas e embalagens vazias que a artista Lucia Koch coletou em Brumadinho e Belo Horizonte. As imagens são apresentadas em estruturas já existentes na … Continued

By Means of a Sudden Intuitive Realization

By Means of a Sudden Intuitive Realization (1996) foi exibida pela primeira vez na Manifesta Biennale I (1996), em Roterdã (Holanda). Olafur Eliasson toma como ponto de partida a arquitetura utópica e visionária de Richard Buckminster Fuller (1895-1983), que ao longo de sua vida, se inspirou em formas geodésicas presentes na natureza para projetar construções … Continued

Glove Trotter

Glove Trotter (1991) foi exposta pela primeira vez na Latin American Artists of the Twentieth Century (1992-1993), mostra que circulou por importantes instituições de arte, exibida por último, no MoMA – Museum of Modern Art de Nova York (EUA). A obra é composta por esferas de diferentes tamanhos, cores e materiais coletadas pelo artista ao … Continued

Desvio para o vermelho I, II, III

Desvio para o vermelho (1967-1984) apresenta duas datas na legenda: o ano em que o projeto foi concebido (1967) e o ano de sua primeira montagem, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em 1984, e, no Inhotim, ganha exibição permanente desde 2006. O título da obra de Cildo Meireles faz referência ao … Continued

Através

Através (1983-1989) tem como ponto de partida as lembranças de Cildo Meireles, de sua infância, de um momento de mudança quando se podia circular livremente entre os espaços domésticos e a rua para quando esses espaços passaram a ser cerceados por mecanismos de vigilância,  tanto no sentido físico quanto no psicológico e ideológico. O artista … Continued

Como chegar

Mapa

Hoje

Busca