Escultura Archives - Inhotim

Seja

Amigo

Escultura para todos os materiais não transparentes

Escultura para todos os materiais não transparentes (1985) se desdobra em uma série de mesmo título que consiste em pares de esferas incompletas em diferentes tamanhos e materiais. Incompleto, esse sólido considerado perfeito em sua forma, chama a atenção para os vazios entre as suas partes e para a relação entre a luz natural e … Continued

Deleite

Uma das primeiras obras da coleção a ser instalada nos jardins do Instituto Inhotim foi Deleite (1999), que reúne objetos e materiais recorrentes no vocabulário de Tunga ao longo de quatro décadas de produção.  De ferro e couro, a obra tem como elemento central uma estrutura simples: um grande tripé articulando hastes em forma de … Continued

The Mahogany Pavilion (Mobile Architecture nº 1

Exibida pela primeira vez na 26ª Bienal de São Paulo (2004), esta obra revela um importante elemento na obra de Simon Starling: o barco. Aqui, essa peça em mogno é posicionada de cabeça para baixo e suspensa pelo próprio mastro. Instalada em meio ao jardim tropical, ao lado de uma espécie de mogno, a obra … Continued

Sem título

A escultura criada por Robert Irwin está localizada no ponto mais alto da área de visitação do Instituto Inhotim. O artista baseou-se em uma linguagem arquitetônica presente em construções feitas a partir de moldes pré-fabricados de concreto. As paredes inclinadas formam uma estrutura octogonal que abriga, no topo de cada parede, vidros triangulares amarelos e … Continued

Pinocchio Block Head

Na escultura vemos Pinóquio – boneco de madeira criado em 1883, pelo escritor italiano Carlo Collodi (1826–1890) e popularizado nos anos 1940 por Walt Disney – sentado sobre livros. Originalmente simpático e carismático, o personagem aqui é apresentado de maneira grotesca, com sua cabeça substituída por um imenso cubo. Apesar dessa imagem corresponder à tradução … Continued

Sem título

Sem título (2001) é um dos exemplares mais relevantes do fim da trajetória de Amilcar de Castro. Ainda nos anos 1950, o escultor desenvolveu uma técnica regida por operações sem emendas, apenas de corte e dobra em chapas únicas de metal. Aqui, a utilização do aço corten como matéria-prima, que oxida com a ação do … Continued

Invenção da Cor, Penetrável Magic Square #5, De Luxe

Magic Square #5 (1977) foi construída postumamente, a partir das instruções deixadas por Hélio Oiticica em textos, plantas, maquetes e amostras. O uso do termo square, que traduzido para português pode significar tanto “praça” quanto “quadrado”, revela elementos fundamentais para o pensamento do artista: o interesse pelo espaço público como lugar de encontro e a … Continued

Elevazione

Em Elevazione (2001), Giuseppe Penone reafirma seu interesse pela natureza, não só na utilização de elementos orgânicos e perecíveis, mas especialmente pela incorporação da passagem do tempo como material de trabalho. Aqui, uma castanheira centenária encontrada caída nos jardins do Palácio de Versalhes (França), foi moldada e depois fundida em bronze. Ela está suspensa a … Continued

Sem título, 2000; Sem título, 2002; Sem título, 2005

As três esculturas de Edgard de Souza são parte de uma série em bronze fundido, desenvolvida ao longo dos anos 2000. A silhueta faz referência a uma figura masculina, baseada no corpo do próprio artista, em escala reduzida. No Instituto Inhotim, as obras foram agrupadas pela primeira vez sobre uma base elíptica de concreto. Dispostas … Continued

Sem título

Em Sem título (2001), Edgard de Souza, revisita a tradição da estatuária em bronze, entre os séculos 17 e 19, importante referência para sua obra. O tronco é o ponto de contato entre os dois corpos – que passam a ser, ao mesmo tempo, dois e um. É possível reconhecer um casal, mas também um … Continued

Hoje