Setembro no Inhotim
Seminário Internacional Transmutar, Semana do Serrado, Setembro Amarelo, oficinas e muito mais!
O Seminário Internacional Transmutar: Invenções da terra propõe, em 27 e 28 de setembro, um espaço de reflexão crítica e criação coletiva em torno da relação com a terra e com os territórios que habitamos. Entre as pessoas convidadas, estão Edgar Calel e Regina Galindo (Guatemala), Eyder Calambás e Phuyu Uma (Colômbia), Melissa Alves e Inaycira Falcão (Brasil).
Em comemoração ao Dia Nacional do Cerrado, celebrado em 11 de setembro, o Inhotim promove uma programação dedicada a sensibilizar diferentes públicos sobre a importância do bioma. Na Semana do Cerrado 2025, o curso Por que criar um jardim de Cerrado?, ministrado por especialistas, ocorre em 13 e 14 de setembro. Além disso, duas oficinas completam a programação: O Cerrado em cada parte, no dia 13; e Sementes do Cerrado, no dia 14.
O Setembro Amarelo não passa batido. Com o tema Pele que sente, corpo que vive, O Inhotim promove uma programação aberta a pessoas visitantes e colaboradoras em alusão à campanha nacional de prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental. Estão programados a roda de conversa Identidade, saúde mental e bem-estar e o aulão de yoga Respirar, sentir e estar presente, ambos em 18 de setembro.
A Experiência Brumadinho chega à 4ª edição. A feira é voltada para a valorização das culturas, tradições e gastronomia local. O projeto reúne produtores, artistas e lideranças culturais num espaço destinado à venda e divulgação de produtos, bem como a trocas de saberes e formação. Cada edição contará com 15 produtores locais e uma atração cultural.
Durante o mês, as oficinas do Ateliê Circulante convidam as pessoas participantes a exercitarem a criatividade. E, diariamente, a Visita Panorâmica aborda a história e o acervo do museu.
Não deixe de visitar a terceira estação, inverno, de Esconjuro, de Paulo Nazareth. Veja também a mostra coletiva Maxita Yano, bem como as exposições temporárias em cartaz: Homo sapiens sapiens, de Pipilotti Rist; Apenas depois da chuva (2024), de Rebeca Carapiá; Tangolomango, de Rivane Neuenschwander; O Barco (2021), de Grada Kilomba; e Giro (2023), de Luana Vitra.
Em setembro, o horário de funcionamento é das 9h30 às 16h30 de quarta a sexta-feira e das 9h30 às 17h30 aos sábados, domingos e feriados.
A entrada é gratuita nos dias 3, 10, 17 e 24 (quartas-feiras) e 28 de setembro (Domingo Gratuito Cemig). Para saber mais, acesse o guia Inhotim Gratuito e garanta seu ingresso com antecedência.
Programação mensal
Setembro no Inhotim
