Seja

Amigo

Territórios Temáticos
Miniatura do vídeo
Use as setas ou a barra de rolagem para navegar
Dentro do Inhotim, múltiplos territórios se abrem e diferentes caminhos podem ser traçados.
Nos Territórios Temáticos, você caminha por conteúdos que te conectam com a arte e botânica e te aprofundam nos temas de projetos realizados pelo Instituto Inhotim.
Explore os caminhos destes territórios
Imagem de introdução
Logo Ser do Cerrado
“Ser do Cerrado é voltar às origens da humanidade. O bicho homem surgiu neste planeta em paisagens de savana. […]
O prazer que o bicho homem sente quando está na amplidão de um campo, de uma savana, é uma coisa ancestral, que traz paz de espírito, segurança, bem-estar.”
Giselda Durigan, engenheira florestal e doutora em Biologia Vegetal

Biodiversidade e resistência são duas palavras que caracterizam o Cerrado.

Por este território, vamos caminhar pela beleza dos ipês, das bromélias e tantas outras espécies do Cerrado; sentir o sabor único do pequi e da goiaba, e entender a importância da preservação deste bioma tão importante
Imagem da tela 5
Miniatura do vídeo
Descubra as espécies do Cerrado no Inhotim
Continue sua caminhada pelo Cerrado
Imagem da tela 6
Segundo maior bioma do país e da América Latina, o Cerrado também é conhecido como “savana brasileira” e considerado um hotspot mundial, pois enfrenta alto grau de ameaça à biodiversidade.
1/4
do território brasileiro é coberto pelo Cerrado
57%
das terras mineiras
Cerca de
30%
das espécies identificadas no Brasil estão no Cerrado
Imagem da tela 7
Savana tropical mais rica em biodiversidade no planeta.
Mais de
12.000
espécies de plantas
10.000
espécies de borboletas e mariposas
800
espécies de peixes
837
aves
227
mamíferos
Imagem da tela 8

8 das 12 principais regiões hidrográficas do Brasil têm nascentes no Cerrado.

A bacia do São Francisco — que nasce na Serra da Canastra (MG) e “vai bater no meio do mar”, no Oceano Atlântico – tem 94% de sua produção hídrica dependente das águas do Cerrado.
Imagem da tela 9

O Cerrado nasce e morre do fogo.
De queimadas naturais a criminosas, o bioma se reinventa e resiste.

Vista do cerrado
É o 2º bioma brasileiro mais alterado pela ocupação humana.
Vista do cerrado
46,3% da área do Cerrado já foi convertida em plantações, pastagens, estradas, hidrelétricas e cidades.
Vista do cerrado
O Cerrado concentra 60% da produção agrícola anual brasileira.
Vista do cerrado
O bioma, que seria o celeiro mundial de alimentos, se transformou em campo de testes para a agricultura em larga escala.
Miniatura do vídeo

É na encruzilhada entre o Cerrado e a Mata Atlântica que se encontra o Instituto Inhotim.

Certificado pelo Botanic Gardens Conservation International, o Jardim Botânico atua como centro de pesquisa, na conservação dos biomas ao seu redor e na propagação de espécies.
Planta
Com seus mais de 140 hectares de área e 250 hectares de Reserva Particular de Patrimônio Natural Inhotim (RPPN), O Jardim Botânico é uma plataforma para pesquisa, educação ambiental e ações de conservação in situ e ex situ – dentro e fora do seu ambiente natural, com o Viveiro Educador, Jardins temáticos, catalogação de espécies, e a gestão de resíduos e muitas outras ações.
Este é um convite para você percorrer esses caminhos do Cerrado no Inhotim: conhecer as espécies e as histórias enraizadas neste bioma.
Miniatura do vídeo

O Cerrado possui apenas 8% de seu território protegido por unidades de conservação.

Plantas brasileiras que nunca foram pesquisadas. Uma vegetação que resistiu a explorações de ouro e diamantes. Uma orquídea rara que nasce da pedra… Quantas pesquisas essa enorme biodiversidade pode proporcionar? Quantas mudas podem ser geradas e reproduzidas para conservar espécies em extinção?
No episódio da série Bastidores, você vê o trabalho de resgate de espécies da equipe do Jardim Botânico em Mendanha, distrito de Diamantina (MG) – área de ocorrência de plantas endêmicas, raras ou ameaçadas.
Miniatura do vídeo Botão para reproduzir
O acervo botânico do Inhotim, com suas mais de 4.000 espécies botânicas, guarda milhares de espécies nativas do Cerrado.

Conhecê-las é entender essa dimensão e como fazem parte do nosso dia a dia, além de visualizar os passos para que você também possa conservá-las.
Miniatura do vídeo
Ouviu o zumbido?
O Cerrado é o refúgio de 13% das borboletas e 35% das abelhas — ambos importantes polinizadores da flora nativa — e de 23% dos cupins — importantes na formação e funcionamento dos solos.

Abelhas sem ferrão são as principais polinizadoras da flora nativa. Mesmo tendo um papel tão relevante, elas estão sob forte ameaça.

A meliponicultura, criação de abelhas sem ferrão, contribui para o equilíbrio dos biomas. No Inhotim elas ganharam um espaço.
O sertão é um mundo, mas um mundo dentro do Cerrado.
Vista do cerrado

Você cruzou caminhos, conheceu onde nasce grande parte dos recursos hídricos do país, descobriu novas espécies e relembrou aquelas que fizeram parte da sua infância.

Na publicação Ser do Cerrado: Saberes e diversidades nos jardins do Inhotim, especialistas, acadêmicos e a equipe do Jardim Botânico do Inhotim abordam o bioma em diferentes perspectivas.
Proteger o Cerrado é reconhecer a riqueza e importância deste bioma, território e fonte de biodiversidade do Brasil.
Miniatura do vídeo Botão para reproduzir
Imagem da tela 25
Como chegar

Mapa

Hoje

Busca