Seja

Amigo

Territórios Temáticos
Percorrer caminhos, se conectar, conhecer, aprofundar, refletir sobre temas e assuntos a partir do acervo do Inhotim. Aqui, cada território se abre e te convida a se deslocar em uma experiência Inhotim sem sair de casa.
Explore os caminhos destes territórios

Biodiversidade e resistência são duas palavras que caracterizam o Cerrado.

Por este território, vamos caminhar pela beleza dos ipês, das bromélias e tantas outras espécies do Cerrado; sentir o sabor único do pequi e da goiaba, e entender a importância da preservação deste bioma tão importante.

“Ser do Cerrado é voltar às origens da humanidade. O bicho homem surgiu neste planeta em paisagens de savana. […] O prazer que o bicho homem sente quando está na amplidão de um campo, de uma savana, é uma coisa ancestral, que traz paz de espírito, segurança, bem-estar.”

Giselda Durigan, engenheira florestal e doutora em Biologia Vegetal

O Instituto Inhotim está localizado no Cerrado, em área de transição com a Mata Atlântica, e tem um papel relevante como centro de pesquisa, na conservação desse bioma e na propagação de espécies.
O Jardim Botânico Inhotim, com seus mais de 140 hectares de área de visitação e 250 hectares de Reserva Particular de Patrimônio Natural Inhotim (RPPN), é uma plataforma para estudos científicos, educação ambiental e ações de conservação in situ e ex situ – dentro e fora do seu ambiente natural, com o Viveiro Educador, a catalogação de espécies, o Meliponário, a gestão de resíduos e muitas outras ações.
O acervo botânico do Inhotim, com suas mais de 4.000 espécies botânicas, guarda milhares de espécies nativas do Cerrado. Conhecê-las é entender essa dimensão e como fazem parte do nosso dia a dia, além de visualizar os passos para que você também possa conservá-las. Como podemos conservar o Cerrado?
Explore os caminhos destes territórios

Mapa

Hoje

Busca