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O espaço físico pode ser um lugar abstrato, complexo e em construção

A produção de Rommulo Vieira Conceição parte da sobreposição de elementos presentes em espaços públicos e privados. Nela, objetos e arquitetura são reorganizados, fundindo ambientes a fim de causar deslocamentos simbólicos e funcionais. Esta obra foi criada com base em uma pesquisa de campo realizada pelo artista em cidades mineiras. Nela, percebemos a justaposição de … Continued

Mediterranean

No decorrer da vida, Aleksandra Mir atravessou quatro migrações, acostumando-se a transgredir fronteiras. Essa experiência apátrida deu origem a um questionamento recorrente em sua produção, acerca das forças sociopolíticas que moldam as identidades nacionais e locais. A série Mediterranean (2007) é resultado da experiência da artista na Sicília, ilha italiana no Mediterrâneo. Aqui, as massas … Continued

PROPAGANDA

Em uma reflexão sobre o lugar da arte e a lógica das manobras de propagação das informações, PROPAGANDA (2021) é uma obra composta por intervenções em outdoors, que trazem fotografias de caixas e embalagens vazias que a artista Lucia Koch coletou em Brumadinho e Belo Horizonte. As imagens são apresentadas em estruturas já existentes na … Continued

Cosmococa/CC2 Onobject

No início dos anos 1970, Hélio Oiticica trabalhou com o cineasta Neville D’Almeida na criação de uma série de cinco instalações pioneiras (Quasi-Cinemas), conhecidas como BLOCO-EXPERIÊNCIAS in COSMOCOCAS – Programa in Progress. O nome Cosmococa, inventado por Neville, é derivado da palavra “cocaína” – psicoativo que altera o estado da mente, usado aqui como maquiagem … Continued

sem título, da série Marionettes

Personagens fictícios ou imaginários são recorrentes na produção de Tunga. Na obra, sem título (2010), que integra a série Marionettes, cabos de aço desenham a silhueta de uma figura humana e formam uma rede, preenchida por grandes cristais de quartzo que dão volume a esse corpo. Esse corpo de cristais está suspenso no espaço por … Continued

Tereza

Tereza (1998) foi realizada pela primeira vez em 1998, no Museu Nacional de Belas Artes (Rio de Janeiro), onde o artista reuniu um grupo de homens, que fizeram tranças usando pedaços de cobertores e fios de cobre. A ação fazia referência à técnica usada por presidiários para construir cordas grandes e fortes o suficiente para … Continued

sem título

Na obra sem título (2001), o ponto inicial é uma grande placa de ferro que cobre a parede e se estende para o espaço pelo chão. Nela, um conjunto grande de ímãs em pedaços está agrupado lembrando a forma de um tacape (arma indígena). No chão, sobre a superfície de metal, uma grande bengala reúne … Continued

sem título

Na produção de Tunga, as redes, reais ou virtuais, são recorrentes: redes de deitar, redes de pesca, redes de conexão entre corpos e coisas, redes que aprisionam ou que suspendem. Nessa obra, sem título foi desenvolvida entre 2012 e 2016, trinta redes ocupam a área externa da galeria, presas nas árvores do entorno e na … Continued

Prole do Bebê

Em Prole do Bebê (2000) cada peça tem um formato diferente, são formas orgânicas, quase ameboides, denominadas  por Tunga como “mondrongos”, seres estranhos. Esses corpos individuais e independentes, têm em sua superfície protuberâncias e cavidades, que aludem à sexualidade. Feitas em fibra de vidro, as peças estão cobertas por maquiagem, como resquício e memória da … Continued

Psicopompo Cooking Crystal

Em Psicopompo Cooking Crystal (2010) observa-se a construção de uma imagem que parece ser um instante retirado do contexto de uma história maior, que não conhecemos. O portal de ferro e aço está aberto e sua porta está coberta por ímãs. Portais são, em uma leitura mística, a representação de momentos de transformação energética, assim … Continued

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