Seminário Internacional Transmutar: modos de estar no mundo, gestos que conservam a vida
Durante a 18ª Primavera dos Museus, nos dias 28 e 29 de setembro, o Inhotim integra todas as suas áreas na realização do Seminário Internacional Transmutar: modos de estar no mundo, gestos que conservam a vida.
O objetivo é formar uma rede de produção de conhecimentos em torno de temas relevantes para a vida na Terra hoje, com uma programação formada por debates, situações artísticas e momentos de trocas de experiências em torno de temas como biodiversidade, clima, território e cultura, nas intersecções entre ciências, artes e educação. Uma programação gratuita, sem necessidade de inscrições prévia e que acontece em lugares ao longo do Eixo Laranja.
Pensar sobre arte e natureza de maneira ampliada nos convoca a olhar para modos de estar no mundo e gestos que conservam a vida, reunindo vozes de diferentes áreas do conhecimento que amplificam e aprofundam o debate.
Baixe o Guia de Bolso do Seminário com a programação completa aqui
O Transmutar tem a Vale como Mantenedora Master, conta com a Parceria Estratégica da Cemig, Patrocínio Master do Itaú e da Shell e Patrocínio Bronze da EY, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
-
28 de setembro ↓
Conferência com Stefano Harney (EUA) e Fred Moten (EUA)*
Mediação: Jorge Vasconcelos (RJ)
28 de setembro, às 11h85 vagas | Duração 1 hora e 30 minutos | Local: Galeria Psicoativa Tunga [G21] | Classificação Indicativa: Livre
A pesquisa de Harney e Moten examina como práticas de resistência e solidariedade oferecem novos modos de organização social e intelectual, especialmente dentro das comunidades negras e marginalizadas.
Suas investigações destacam e valorizam práticas informais e não reconhecidas como formas legítimas e produtivas de engajamento e conhecimento. Tal abordagem propõe uma reavaliação das relações entre trabalho, educação e emancipação.
*Stefano Harney participará presencialmente e Fred Moten via streaming.
Diálogos com Gabriela de Matos (MG) e Paulo Tavares (DF)
Mediação: Luciana Oliveira (MG)
28 de setembro, às 14h
40 vagas | Duração: 1 hora e 30 minutos | Local: Viveiro Educador | Classificação Indicativa: Livre
Gabriela de Matos e Paulo Tavares apresentam o projeto Terra, ganhador do Leão de Ouro na 16ª Bienal de Veneza, em 2023.
O foco do projeto é a realidade e os desafios enfrentados pelas comunidades indígenas e quilombolas do Brasil. Terra questiona a ideia de progresso e desenvolvimento, propondo uma reflexão crítica sobre como as práticas arquitetônicas e urbanísticas podem contribuir para a justiça ambiental e a preservação cultural.
Situação artística com Joseane Jorge (MG)
28 de setembro, às 16h
50 vagas | Duração: 1 hora e 30 minutos | Local: Jequitibá [B9] | Classificação Indicativa: Livre
Proposta pela artista, arquiteta e cozinheira Joseane Jorge, a ação site-specific intitulada Usus Fructus se constrói sob a perspectiva de desfrutar dos frutos disponíveis em um território no período de seu acontecimento.
A biodiversidade dos jardins do Inhotim e seu entorno são fonte de uma prática de coletas de frutos que serão partilhados nesta experiência. A ação conta com a parceria do ateliê Saracura Três Potes e outros colaboradores locais.
-
29 de setembro ↓
Conferência com Elizabeth Povinelli (EUA) e Gladys Tzul Tzul (GUA)
Mediação: Fernanda Regaldo (SP)
29 de setembro, às 11h85 vagas | Duração: 1 hora e 30 minutos | Local: Galeria Psicoativa Tunga [G21] | Classificação Indicativa: Livre
Elizabeth Povinelli, antropóloga norte-americana, e Gladys Tzul Tzul, intelectual Maya k’iche’ da Guatemala, trazem um debate profundo sobre a perspectiva de comunidades indígenas que habitam territórios pós-coloniais e que codificam conhecimentos sobre a natureza, história e espiritualidade por meio de narrativas que indicam alternativas ao modo de vida hegemônico, baseado na exploração e na destruição da natureza.
Diálogos com Jota Mombaça (CE) e Japira Pataxó (BA)
Mediação: Beatriz Lemos (RJ)
29 de setembro, às 14h
60 vagas | Duração: 1 hora e 30 minutos | Local: Viveiro Educador | Classificação Indicativa: Livre
A que epistemologias podemos recorrer quando estamos diante de cenários de catástrofe? Japira Pataxó e Jota Mombaça utilizam linguagens distintas para reativar as ideias de resiliência e transmutação, temas deste encontro em que duas vozes que conhecem de perto a catástrofe e o luto ativam uma imaginação radical a favor da recomposição de novas e possíveis formas de reintegração com o planeta.
Situação artística com Labô Young (PA)
29 de setembro, às 16h60 vagas | Duração: 1 hora | Local: Lago Novo (eixo Laranja) | Classificação Indicativa: Livre
Labô Young realiza uma performance site-specific, tomando como ponto de partida a relação entre corpo, natureza e casa. Utilizando apenas plantas encontradas no Inhotim, o artista monta, diante do público, uma indumentária vegetal, tal qual um casulo, que é casa, corpo e proteção.
A performance se desenrola junto à água e constrói imagens que remetem a diferentes possibilidades da noção de transmutação.
Seminário
Seminário Internacional Transmutar: modos de estar no mundo, gestos que conservam a vida
Convidados e convidadas nacionais e internacionais se encontram em pontos do Inhotim como a Galeria Psicoativa Tunga. Foto: William Gomes
28/09/2024
11h00
Conferência com Stefano Harney (EUA) e Fred Moten (EUA) Mediação: Jorge Vasconcelos (RJ)
Local: Galeria Psicoativa Tunga [G21]
28/09/2024
14h00
Diálogos com Gabriela de Matos (MG) e Paulo Tavares (DF) Mediação: Luciana Oliveira (MG)
Local: Viveiro Educador
28/09/2024
16h00
Situação artística com Joseane Jorge (MG)
Local: Jequitibá [B9]
29/09/2024
11h00
Conferência com Elizabeth Povinelli (EUA) e Gladys Tzul Tzul (GUA) Mediação: Fernanda Regaldo (SP)
A participação de Elizabeth Povinelli é uma parceria entre o Institito Tomie Ohtake (SP) e o Instituto Inhotim (MG)
Local: Galeria Psicoativa Tunga [G21]
29/09/2024
14h00
Diálogos com Jota Mombaça (CE) e Japira Pataxó (BA) Mediação: Beatriz Lemos (RJ)
Local: Viveiro Educador
29/09/2024
16h00
Situação artística com Labô Young (PA)
Local: Lago Novo (eixo Laranja)
A participação de Elizabeth Povinelli é uma parceria entre o Institito Tomie Ohtake (SP) e o Instituto Inhotim (MG)