Seja

Amigo

Semana do Meio Ambiente 2023

Seminário “Aprender com as plantas” 

Como parte da programação da Semana do Meio Ambiente Inhotim 2023, o Seminário “Aprender com as plantas” convida, no dia 03 de junho, profissionais de diferentes formações para um debate sobre como podemos pensar e construir novas relações com o ambiente ao qual pertencemos, uma demanda urgente de nossos tempos.  

Inspirada pelo pensamento do filósofo italiano Stefano Mancuso, a discussão parte das plantas como modelo de força, inovação e resiliência para tecer uma conversa que passa por diferentes áreas do conhecimento diante do questionamento sobre como podemos criar novas formas de estar no mundo.  

O Seminário ocorre das 10h às 16h no Teatro e as mesas de conversa, sujeitas à lotação do Teatro, contam com a participação de Julia Medeiros, Ricardo Cardim, Dona Liça Pataxoop, Aline Lobato,  Elisa Maria e Lidianne Oliveira. As inscrições podem ser feitas pela Sympla

A Semana do Meio Ambiente Inhotim 2023 faz parte do Transmutar: Programa de Investigações Botânicas, projeto que conta com o patrocínio das empresas Shell, CBMM, EY.

Conheça a programação completa e participe.  

Participantes:  

Ricardo Cardim 

Paisagista e botânico, é diretor de um escritório especializado em grandes projetos e com atuação nacional. Mestre em Botânica pela Universidade de São Paulo, em 2021 recebeu o Prêmio Muriqui Pessoa Física, uma das principais premiações ambientais do país. Foi curador de exposições no Museu da Casa Brasileira e no Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia, em São Paulo, SP. É autor dos livros “Remanescentes da Mata Atlântica: as grandes árvores da floresta original e seus vestígios”, finalista do Prêmio Jabuti na Categoria Ciências, e “Paisagismo Sustentável para o Brasil”.  

Dona Liça Pataxoop 

Dona Liça Pataxoop pertence ao povo pataxó e mora na aldeia indígena Pataxoop Muã Mimatxi, no município de Itapecerica (MG). É educadora, artista e liderança das mulheres. Seus estudos e aprendizados foram com a terra e ela partilha os valores essenciais da vida inspirados pelos rios, mangues e o mar.   

Aline Lobato 

Bióloga e educadora ambiental, Aline Lobato trabalha há mais de 10 anos com conservação da biodiversidade em áreas naturais protegidas. Atualmente, compõe a equipe da Reserva Ambiental Águia Branca, nas montanhas capixabas. Acredita que a vida é bem melhor com florestas. 

Elisa Maria 

Professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com atuação no Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários. Elisa é graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde também fez mestrado e doutorado em Letras Neolatinas. Possui pós-doutorado pela Stanford University e pela PUC-Rio. 

Lidianne Oliveira 

Arquiteta e paisagista, Lidianne Oliveira é amante e estudiosa livre de plantas medicinais e das tradições de benzedeiras e raizeiras. Produz óleos essenciais, tinturas e outras medicinas com plantas do cerrado. 

Julia Medeiros 

Escritora, atriz, compositora, dramaturga, roteirista e produtora de cultura. Seu primeiro livro, “A Avó Amarela” foi vencedor dos Prêmios Jabuti e da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Julia integrou o grupo de teatro Ponto de Partida por 16 anos e também atuou na Bituca: Universidade de Música Popular e no coro Meninos de Araçuaí. Desde 2007 desenvolve criações que relacionam cultura, natureza e arte, tendo participado em diversos projetos. 

Semana do Meio Ambiente 2023

Seminário “Aprender com as plantas” 

Profissionais de diversas áreas se encontram no Seminário para debate sobre novas relações com o meio ambiente. Foto: João Marcos Rosa

Profissionais de diversas áreas se encontram no Seminário para debate sobre novas relações com o meio ambiente. Foto: João Marcos Rosa

03/06/2023

Seminário "Aprender com as plantas"

Teatro, das 10h às 16h 

Inscreva-se já aqui.

Como chegar

Mapa

Hoje

Busca