Seja

Amigo

Acervo em Movimento

Laura Belém e Arjan Martins

O Instituto Inhotim é um lugar vivo, em constante transformação, e o programa Acervo em Movimento vem para apresentar ao público as obras recém-inauguradas, dentre elas Enamorados (2004-2005), de Laura Belém, e Instalação de Birutas (2021), de Arjan Martins.

Entre a galeria Marilá Dardot e a obra Piscina (2009), de Jorge Macchi, Arjan Martins expõe aparelhos birutas que indicam a direção dos ventos, que se fundem a bandeiras marítimas e seus códigos internacionais para transmitir mensagens entre embarcações e portos. Ele trata do trânsito de corpos através dos oceanos, do tráfico de pessoas escravizadas e das diásporas causadas pelos movimentos coloniais.

Já no lago em frente à galeria True Rouge, dois barcos a remo estão emparelhados frente a frente, com holofotes que se iluminam. É a obra Enamorados (2004-2005), de Laura Belém, que traz um jogo de flerte e aceno entre dois corpos que nunca se tocam. Ela foi desenvolvida originalmente para ocupar a Lagoa da Pampulha, em 2004, e foi exposta no ano seguinte na 51ª Bienal de Veneza.

Acervo em Movimento faz parte do programa Território Específico, eixo de pesquisa que norteia a programação do Inhotim no biênio 2021 e 2022.

Arjan Martins Instalação de birutas, 2021. Cortesia do artista e A Gentil Carioca

Acervo em Movimento

Laura Belém e Arjan Martins

New exhibitions and works, and the changes in the landscape with the arrival of winter are the highlights for the month of June.

28/05

Acervo em Movimento

Enamorados (2004-05), de Laura Belém

Lago entre as Galerias Mata e True Rouge – Eixo Amarelo

 

Instalação de Birutas, Arjan Martins

Entre galeria Marilá Dardot e Piscina, de Jorge Macchi – Eixo Laranja

Mapa

Hoje

Busca