Valeska Soares - Inhotim

Seja

Amigo

Valeska Soares

Belo Horizonte, Minas Gerais, 1957 – vive em Nova York, Estados Unidos da América

Valeska Soares, Folly, 2005, [vista interna], vídeo transferido para DVD, 5’, madeira, vidro, ar-condicionado, trilha sonora The Look of Love, 250×1110 cm. ​Foto: Daniela Paoliello
Galeria Valeska Soares, 2009. Foto: William Gomes.

Valeska Soares possui formação interdisciplinar, tendo estudado arquitetura (Universidade de Santa Úrsula – RJ), história da arte (PUC-RJ) e artes plásticas (New York University). O tempo, a memória afetiva e a literatura ficcional são alguns dos principais pontos de partida usados em suas esculturas, vídeos e instalações.

A presença de espelhos e materiais reflexivos, frequente em suas obras, tensiona as relações entre o indivíduo e o coletivo, o orgânico e o sintético. Em sua ocupação e ressignificação dos espaços, Soares usa não só o som, mas também o pensamento arquitetônico. Sua primeira mostra individual em um museu aconteceu no PICA – Portland Institute for Contemporary Art (EUA), em 1998, e sua primeira retrospectiva foi apresentada no Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte (Brasil, 2002), recentemente expôs na Pina Estação, São Paulo (Brasil, 2018).

Hoje