Doug Aitken - Inhotim

Seja

Amigo

Doug Aitken

Redondo Beach, Estados Unidos da América, 1968 – vive em Los Angeles, Estados Unidos da América

Sonic Pavilion, 2009, de Doug Aitken. Acervo de arte contemporânea do Inhotim
Doug Aitken, Sonic Pavilion, 2009,[detalhe vista externa], pavilhão de vidro e aço revestido de película plástica, poço tubular de 202 m de profundidade, microfones e equipamentos de amplificação sonora, 335×1400 cm. Foto: Carol Lopes.
Sonic Pavilion, 2009, de Doug Aitken. Acervo de arte contemporânea do Inhotim
Doug Aitken, Sonic Pavilion, 2009,[detalhe], pavilhão de vidro e aço revestido de película plástica, poço tubular de 202 m de profundidade, microfones e equipamentos de amplificação sonora, 335×1400 cm. Foto: William Gomes.

Nos anos 1980, Doug Aitken estudou belas artes e ilustração no Art Center College of Design em Pasadena, Califórnia (EUA). A sua produção envolve filmes, esculturas, fotografias, instalações, obras sonoras e arquitetura, e frequentemente nos chamam a atenção para como nos relacionamos com o mundo à nossa volta.

Em 2016, Doug Aitken apresentou os Underwater Pavilions, um de seus projetos mais ambiciosos, composto por um trio de pavilhões subaquáticos na costa da Ilha Catalina, Califórnia. No ano seguinte, inaugurou Mirage, uma escultura site-specific na forma de uma casa coberta de espelhos situada no coração do deserto californiano, posteriormente instalado em Detroit (EUA, 2018), e em Gstaad (Suíça, 2019). Entre as suas principais exposições está a retrospectiva de 2016, no MOCA – Museum of Contemporary Art de Los Angeles (EUA).

Hoje