Seja

Amigo

Abdias Nascimento

Franca, SP, Brasil, 1914 – Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2011

Ver no mapa
Abdias Nascimento, Xangô Rodrigues Alves, 1970, acrílica sobre linho. em detalhe. Foto: Ana Luiza Albuquerque
Abdias Nascimento, Invocação noturna ao poeta Gerardo Mello Mourão: Oxóssi, 1972, acrílica sobre tela. Coleção Museu de Arte Negra – IPEAFRO (à esquerda).

Abdias Nascimento foi poeta, escritor, dramaturgo, curador, artista plástico, professor universitário, pan-africanista e parlamentar. Indicado oficialmente ao prêmio Nobel da Paz em 2010, teve uma longa trajetória trilhada no ativismo e na valorização social do negro e da cultura afro-brasileira, por meio da arte e da educação.

Foi com essa bandeira que fundou projetos pioneiros, como o Teatro Experimental do Negro (TEN) e o Museu da Arte Negra (MAN) — uma iniciativa que reuniu obras de artistas nacionais e internacionais, com a missão de divulgar a influência africana na arte moderna ocidental e a pluralidade da produção artística negra e que agora tem um recorte de sua coleção exposta ao público do Inhotim. Foi também fundador do IPEAFRO – Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros, instituição que também assina a curadoria da exposição, e idealizador do Memorial Zumbi e do Movimento Negro Unificado (MNU).

Durante seu exílio do regime militar, foi professor em universidades nos EUA e na Nigéria. De volta ao Brasil, foi deputado federal e senador da República, além de secretário do governo do Estado do Rio de Janeiro.

Exposição Primeiro Ato: Primeiro Ato: Abdias Nascimento, Tunga e o Museu de Arte Negra, foi exibida entre dezembro/2021 e abril/22, na Galeria Mata. Foto: Ana Luiza Albuquerque

Como chegar

Mapa

Hoje

Busca

Filtros