Seja

Amigo

Educativo

Formação

Com foco no protagonismo jovem, o Programa de Formação tem ponto de partida nos acervos botânico e artístico do Inhotim para pesquisas, reflexões e experimentações. Suas atividades compartilham da relação com o município de Brumadinho, principal espaço de atuação e objeto de investigação para construção do conhecimento e da prática da mediação.

 

Espaço Ciência Inhotim

A Ciência é ferramenta imprescindível para entender as questões ambientais contemporâneas. Foi a partir dessa premissa que o Instituto Inhotim criou esse espaço de atendimento a visitantes espontâneos, estudantes e professores, para popularização do conhecimento científico e difusão de informações ambientais, de forma lúdica. Os encontros podem ocorrer nos jardins, no entorno de galerias, hall do Teatro e outros locais.

  • 20190514 Lab Carol Velasquez William Gomes-1049

Jovens Agentes Ambientais

Se os jovens são o presente e o futuro do planeta, por que não serem os protagonistas na sensibilização ambiental? O programa Jovens Agentes Ambientais é uma formação continuada para jovens de Brumadinho, que são convidados a desenvolverem ações em favor do meio ambiente, a partir dos acervos artístico e botânico do Instituto Inhotim e do território local.

Em 2023, o Jovens Agentes Ambientais conta com o apoio do Instituto Unimed – BH, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

Laboratório Inhotim

E se esses mesmos jovens fossem os personagens também de sua própria produção criativa? O Programa Laboratório Inhotim é uma formação continuada para jovens de Brumadinho, que recebem subsídios para a experimentação de diversas linguagens artísticas a partir da visitação e de discussões sobre o acervo do museu e Jardim Botânico. Trabalhando de forma colaborativa, os participantes refletem sobre questões contemporâneas, como o reconhecimento e a construção de identidades, a percepção da comunidade e da cultura local, a valorização da memória e do patrimônio cultural.

Em 2024, o Laboratório Inhotim tem o patrocínio da Vale (Mantenedor Master) e Shell (Patrocínio Master), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Acesse a convocatória e o formulário de inscrições aqui.

Como chegar

Mapa

Hoje

Busca