Seja

Amigo

Visita mediada

Visita temática Inaugurações Novembro  

Em dezembro, o Educativo te convida a roteiros e reflexões que destacam as novas exposições em cartaz na Galeria Lago e na Galeria Fonte. Elaboradas tendo como ponto de partida o jornal Quilombo, publicado pelo Teatro Experimental do Negro, iniciativa capitaneada por Abdias Nascimento, as exposições fazem parte do Programa Abdias Nascimento do Inhotim.  

A Visita mediada ocorre em todos os sábados e domingos do mês de dezembro, e também no feriado de 8 de dezembro, sempre as 14h. Para participar, é necessário fazer a inscrição prévia na Recepção a partir das 13h40; a atividade é limitada a 25 pessoas. 

Sobre a visita 

Engajado em uma pauta central para a tomada de consciência do protagonismo de pessoas negras, o jornal Quilombo: vida, problemas e aspirações do negro foi criado pelo Teatro Experimental do Negro (TEN), de Abdias Nascimento, na virada da década de 1940 para 1950. A publicação reivindicava os valores humanos e socioculturais do negro brasileiro nas propostas dos temas discutidos pelo seu corpo editorial. 
 
Em dez edições, artistas, intelectuais, pensadores e trabalhadores abordaram demandas que hoje podem ser entendidas como ações afirmativas. Nesse sentido, pensar um panorama da imprensa negra no Brasil que inclui a publicação é pensar um registro documental das lutas do movimento negro, das ações do TEN e de Abdias Nascimento. 
 
Em novembro, o Inhtim inaugurou duas novas exposições que têm como ponto de partida o jornal Quilombo: O mundo é o teatro do homem, na Galeria Fonte, e Quilombo: vida, problemas e aspirações do negro, na Galeria Lago. As exposições integram o Programa Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra e estarão em exibição até 16 de julho de 2023. 

Visita mediada

Visita temática Inaugurações Novembro  

O Educativo te convida a uma visita mediada pelas novas exposições em cartaz na Galeria Fonte e na Galeria lago. Foto de Raphael Calixto.

01/12

14h00

Visita temática Inaugurações Novembro

Sábados, domingos e feriado, às 14h 

Mapa

Hoje

Busca