Seja

Amigo

Exposição

Direito à forma

Direito à forma, exposição temporária com co-curadoria de Deri Andrade, do curador convidado Igor Simões e curadora pedagógica convidada Jana Janeiro, chega na Galeria Fonte a partir do dia 23 de setembro.

A mostra parte da investigação da relação entre forma e narrativa para pensar a arte de autoria negra no Brasil a partir da produção de trinta artistas negros e negras. As obras exibidas fazem parte da coleção do Inhotim e apresentam diversas temporalidades que buscam expandir as possibilidades da presença negra no fazer artístico, ultrapassando questões figurativas e compreendendo a arte brasileira por meio destes trabalhos.

André Ricardo, sem título, 2021. Crédito: Yuri Tarone

Estarão em exibição obras de André Vargas, Antonio Tarsis, Ayrson Heráclito, Ana Cláudia Almeida, André Ricardo, Castiel Vitorino Brasileiro, Cipriano, Edival Ramosa, Edu Silva, Emanoel Araujo, Eneida Sanches, Iagor Peres, Isa do Rosário, Igshaan Adams, Helô Sanvoy, Jabulani Dhlamini, Juliana dos Santos, Lucia Laguna, Luana Vitra, Marcel Diogo, Mestre Didi, M0XC4, Mulambö, Rommulo Vieira Conceição, Siwaju Lima, Rubem Valentim, Raquel Gerber, Rebeca Carapiá, Sonia Gomes, Tadáskía, Thiago Costa e Yhuri Cruz. 

Rebeca Carapiá, Campo elétrico 01: raiva, sal, saúde e tempo, 2021. Crédito: Caio Rosa/ Frestas Trienal de Artes

Entre as 60 obras selecionadas para compor a exposição, estão o vídeo-documentário de Raquel Gerber, Orí (1989), sobre a historiadora e ativista do movimentro negro e intelectual Beatriz Nascimento, cujo pensamento é ponto de partida para a mostra, e a obra comissionada Dança dos Mortos Egunguns (2023), de Eneida Sanches. Direito à forma conta com o patrocínio da Shell por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e integra o Programa Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra.

Exposição

Direito à forma

Rommulo Vieira Conceição, O espaço fisico pode ser um lugar complexo, abstrato e em construção, 2021. Foto Inhotim

Rommulo Vieira Conceição, O espaço fisico pode ser um lugar complexo, abstrato e em construção, 2021. Foto Inhotim

23/09/2023

Direito à forma

A partir de 23 de setembro

Galeria Fonte

Como chegar

Mapa

Hoje

Busca