Seja

Amigo

NOTA DE PESAR

Brumadinho, MG – É com imenso pesar que o Instituto Inhotim comunica o falecimento na madrugada desta sexta-feira, 13 de janeiro, do paisagista e artista Pedro Nehring (1955-2023), um dos idealizadores do paisagismo do Jardim Botânico do Inhotim. Conhecido nacional e internacionalmente como referência em paisagismo tropical contemporâneo, Pedro Nehring foi figura central na construção da coleção botânica do Inhotim, uma das mais importantes do mundo, e na criação das paisagens que encantam milhares de pessoas que visitam o Instituto todos os anos.

Autodidata, Pedro Henrique Nehring Cesar nasceu em Teresópolis, RJ, em 25 de maio de 1955, em uma família de paisagistas: seu irmão e seu pai também praticavam o ofício. O Jardim Botânico do Inhotim está em constante expansão, e o último trabalho de Nehring – o Jardim Sombra e Água Fresca – é resultado de um processo criativo de quase dez anos. Construído em uma antiga área de pastagem de 32 mil m², o maior jardim temático do Inhotim é carregado de elementos que simbolizam o trabalho de Pedro Nehring: paisagens repletas de história permeadas por momentos de descanso e de fruição, árvores frutíferas, além de uma potente vocação para a educação ambiental.

Complexo e diverso, outro jardim assinado por Pedro Nehring é o Jardim Veredas – reflexo do desenvolvimento prático de Nehring, que afirmava que é preciso entrar na mata para entender o paisagismo. Equilibrando o rigor da forma e a impermanência da natureza, Pedro buscava compreender e, principalmente, refletir os ciclos do ano na materialização dos seus projetos. O Jardim Veredas, e todos os seus projetos no Inhotim, são frutos de observações periódicas, conhecimento ímpar sobre os ciclos das plantas e de percepção do tempo da natureza.

Pedro Nehring esteve ontem, quinta-feira, 12 de janeiro, no Viveiro Educador, coração do Jardim Botânico, em reunião sobre os próximos trabalhos no Inhotim em áreas que serão abertas ao público no futuro. Estava descontraído, despediu-se das equipes com alegria.

O velório aberto será realizado nesta sexta, 13, a partir das 12h30 no cemitério Parque da Colina, no bairro Nova Cintra, em Belo Horizonte, e o enterro está marcado para as 16h30. Todo o Instituto Inhotim deseja os sentimentos à família de Pedro Nehring e agradece pelo aprendizado e pelos anos de convívio. Seu legado permanecerá para sempre na beleza das paisagens do Jardim Botânico de Inhotim que será sempre cuidado com carinho por todos na instituição.

NOTA DE PESAR

Como chegar

Mapa

Hoje

Busca