Novembro no Inhotim
Novembro de novidades no Inhotim: chega à Galeria Mata, a partir do dia 11, o Quarto Ato – O Quilombismo: Documentos de uma Militância Pan-Africanista. A exposição, realizada em curadoria conjunta com o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro), traz panorama da vida de Abdias Nascimento tendo Xangô como eixo central, e apresenta a multiplicidade do artista como poeta, dramaturgo, ator, escritor e político.
Sortilégio – Mistério Negro, adaptação da peça teatral de Abdias Nascimento, será encenada nos dias 11 e 12 de novembro, no Teatro Inhotim Vale. Com três apresentações durante o fim de semana, o espetáculo tem direção de Adyr Assumpção, que incorpora à peça repertório que reúne universo local e a releitura de questões raciais contemporâneas.
A Galeria Marcenaria recebe a obra Giro (2023), de Luana Vitra, a partir de 11 de novembro. Comissionado pelo Inhotim, Giro traz como referência as paisagens minerais e industriais com as quais a artista convive em seu entorno, assim como os ofícios de seus pais para criar um ambiente imersivo onde gesto e forma encontram materiais como o cobre, a cerâmica e o barro.
1º Encontro Brasileiro de Palmeiras
Entre 15 e 17 de novembro, o Inhotim recebe o primeiro Encontro Brasileiro de Palmeiras. Realizada pelo Jardim Botânico Inhotim, a programação apresenta diálogos sobre diversidade, conservação e paisagismo sobre a família botânica mais expressiva nos jardins da instituição.
Com o tema ‘palmeiras que riscam o céu’, frase usada por Pedro Nehring (1955-2023), que respondeu pelo paisagismo do Inhotim até o fim de sua vida, o evento propõe encontro entre pesquisadores, produtores, colecionadores, paisagistas e estudantes de diferentes regiões do país. Conheça a programação e participe retirando seu ingresso.
Programação Educativa
Diariamente, a Visita Panorâmica é oportunidade de conhecer um panorama dos acervos do Inhotim.
Nos dias 02, 04, e 05, investigue as relações entre os sentidos, a arte e a natureza na Visita temática Alquimia dos Sentidos e os Mistérios da Transformação . As novas exposições são o foco da Visita temática Inaugurações, em 11, 12 e 15 de novembro. Saiba mais sobre o Iorubá e a obra de Mestre Didi na Visita temática Iorubá tal qual se fala, nos dias 18, 19, 25 e 26.
Em 15 de novembro, Mãe de Celina de Xangô, gestora do Centro Cultural Pequena África, participa de edição especial da Visita Bem-estar, com a oficina O Poder das Ervas. A atividade faz parte da do Encontro Brasileiro de Palmeiras, assim como a Oficina Retrato Plantado, no dia 16 e a Visita pela coleção de palmeiras, no dia 17.
Ateliê Rubem Valentim
No Ateliê Rubem Valentim, na Galeria Lago, serão realizadas as oficinas Meridianos e paralelos – linhas imaginárias, nos dias 8 e 15, e Abstrações Geométricas, nos dias 22 e 29.
O espaço também recebe o Laboratório de Mediação Investigação e experiências em fluxo, nos dias 03, 10, 17 e 24, a Roda de Conversa Papo de Ateliê , em 04, 18 e 25 de novembro, e a atividade Dispositivos Pedagógicos: Coisa de Pensar – Memória Afroconsciente, nos dias 05, 12, 19 e 26.
Rotas Musicais 2023
A programação de novembro tem apresentações em diferentes formações e espaços do Inhotim, e também na Fundação de Educação Artística em BH. Conheça a programação.
Visite o Inhotim
O Inhotim funcionará nos feriados de 2 e 15 de novembro. Além disso, fica aberto de quarta a domingo. Veja aqui informações sobre ingressos, horários, valores e regras de visitação.
Programação mensal
Novembro no Inhotim
Desde 2021, a Galeria Mata recebe obras que retratam o legado multidisciplinar de Abdias Nascimento. Foto: Patrick Arley
01/11/2023
01/11