Seja

Amigo

Educação

Lançamento: Descentralizando o Acesso Inhotim 2024 

No dia 04 de maio, o Instituto Inhotim realiza a conferência Pedagogias do Encantamento, ministrada pelo autor, pesquisador e pedagogo Luiz Rufino (RJ). O encontro marca a abertura da 12ª edição Descentralizando o Acesso Inhotim. 

O projeto de investigação e prática no campo da educação, natureza e artes é voltado para construção da experiência de professoras, professores e estudantes da educação básica com a produção contemporânea que parte dos acervos artístico e botânico do museu. O objetivo é refletir sobre a forma como produzimos olhares, conhecimentos e soluções para problemas da educação contemporânea.  

Em 2024, o Descentralizando o Acesso traz em sua programação o tema “O que é criar?”, pergunta definidora de várias instâncias da vida. A criação será abordada, portanto, como algo presente em diferentes práticas.

Afinal, se a criação não é exclusiva do campo da arte, como ela pode ser entendida como uma modalidade de presença no mundo? Como professoras e professores criam? Como podem ampliar noções sobre o que é criação, no diálogo com outros campos do conhecimento?

Neste ano, contamos com a parceria da Faculdade de Educação da UFMG, que receberá a conferência de abertura. Lá, os participantes terão a oportunidade de vivenciar uma programação que terá uma recepção na ocupação Pedagogia, do artista Paulo Nazareth, e a conferência conduzida por Rufino no Auditório Neidson Rodrigues. 

Será uma oportunidade para que as pessoas participantes tenham contato com uma fala inspiradora sobre o tema e que conheçam a metodologia e cronograma do projeto, cujo laboratórios serão iniciados terá início no dia 18 de maio e que terá 100 vagas para professoras e professores da educação básica.

AGENDA DE ENCONTROS PRESENCIAIS

Os encontros presenciais do Descentralizando o Acesso 2024 já têm datas marcadas e serão realizados no Inhotim. 

  • 18/05Educação na interfronteira: projetos pedagógicos para a arte e natureza   Glória Jové (Espanha) e Antônio Silva (MS) 
  • 25/05: Educação e futuros: um vocabulário para projetar o amanhã com Fabio Scarano (RJ)
  • 15/06Poesia é isso: pedagogias para gestar e sonhar com Tatiana Nascimento (DF)  
  • 29/06: São Cosme e Damião: educação como festa, educação como cura com Dalton Paula (DF) 

Faça sua inscrição pelo formulário disponível aqui .

As inscrições também são gratuitas e serão oferecidas algumas vagas de transporte para professoras e professores de Betim, Sarzedo, Ibirité, Mario Campos e Brumadinho e Belo Horizonte. 

O Descentralizando o Acesso tem a Vale como Mantenedora Master, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e o Fundo Museu Escola como Patrocinador Bronze, realização Ministério de Cultura, Governo Federal.  

Educação

Lançamento: Descentralizando o Acesso Inhotim 2024 

Projeto  busca construir experiências entre representantes da educação básica e a produção contemporânea que  parte do acervo do Instituto. Foto: Brendon Campos

Projeto busca construir experiências entre representantes da educação básica e a produção contemporânea que parte do acervo do Instituto. Foto: Brendon Campos

04/05/2024

9h00

Conferência Pedagogias do Encantamento com Luiz Rufino

das 9h às 12h 

Ocupação Pedagogia de Paulo NazarethFaculdade de Educação – UFMG (Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha )

18/05/2024

Descentralizando o Acesso Inhotim 2024

A partir de 18 de maio 

Como chegar

Mapa

Hoje

Busca