Galeria True Rouge - Inhotim

Seja

Amigo

Galeria True Rouge

2002

True Rouge (1997)
Redes, madeira, vidro soprado, pérolas de vidro, tinta vermelha, esponjas do mar, bolas de sinuca, escovas limpa-garrafa, feltro, bolas de cristal, 1315x750x450 cm.

Galeria True Rouge, Inhotim
Galeria True Rouge, Paulo Orsini, 2002. Foto: Eduardo Eckenfels.
Tunga, True Rouge, 1997, [detalhe], redes, madeira, vidro soprado, pérolas de vidro, tinta vermelha, esponjas do mar, bolas de sinuca, escovas limpa-garrafa, feltro, bolas de cristal, 1315x750x450 cm. Foto: Carol Lopes.

Com projeto de Paulo Orsini, a galeria inaugurada em 2002 é a primeira a expor o trabalho de um único artista em caráter permanente. A instalação True Rouge (1997) reúne recipientes suspensos, em posições irregulares, que lembram o universo de um laboratório. Dentro de cada peça de vidro há um líquido vermelho que, dependendo da inclinação, derrama sobre outros recipientes. A obra também conta com o processo que o artista nomeou de instauração, um ato performático composto por um grupo de atores nus que ocupam o espaço, interagindo com as peças, ativando o trabalho. A obra remete a questões importantes na produção de Tunga: os ciclos vitais, a alquimia e a presença dos corpos. 

Hoje