Pesquisa - Inhotim

Seja

Amigo

Jardim Botânico

Pesquisa

No Viveiro Educador, sede do Jardim Botânico, pesquisas científicas e o cultivo de espécies contribuem para a construção do conhecimento, a sensibilização ambiental e a popularização da ciência. Nele, está o Laboratório de Botânica, um espaço dedicado à conservação da biodiversidade e que trabalha para que espécies vegetais raras e de difícil cultivo possam ser propagadas.

 

Banco de sementes

No espaço, é feita a seleção de sementes e produção de mudas de espécies nativas. Para conservação ex situ, duas câmaras frias preservam as sementes por longos períodos. São mais de 220 mil sementes de 34 espécies, todas nativas da Mata Atlântica e do Cerrado, disponíveis para troca ou doação para outros jardins botânicos, instituições e pesquisadores. 

 

Cultivo in vitro

O cultivo in vitro é uma ferramenta valiosa para a propagação de espécies ameaçadas e de difícil cultivo. Atualmente, mudas de Cattleya walkeriana Gardner, orquídea nativa do Cerrado e ameaçada de extinção, são produzidas dessa forma no Laboratório de Botânica.

 

Pesquisas sobre a Flora

O Laboratório ainda realiza pesquisas científicas sobre as espécies nativas e ameaçadas da flora brasileira e estuda espécies típicas da região de Brumadinho, buscando desenvolver protocolos de cultivo e planejar ações de conservação a médio e longo prazo. Atualmente, os estudos se concentram em espécies como a Melanoxylon brauna, popularmente conhecida como braúna, e membros de Syagrus, um gênero de palmeira.

 

Fundo Clima

Em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, o projeto “Criação de Protótipo para Sequestro de Carbono para Recuperação de Área Degradada e Desenvolvimento Comunitário” foi realizado em Brumadinho, de 2012 a 2017, com a participação da comunidade do Córrego do Feijão. O projeto resultou em diversas pesquisas e na aquisição de um expressivo acervo de publicações especializadas nas temáticas de recuperação de áreas degradadas e sequestro de carbono, disponível para pesquisa.

 

Conheça os títulos.

 

 

Hoje