Seja

Amigo

Evento

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Inhotim

Em 2023, o Inhotim realizará a programação da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Entre 14 e 20 de outubro, a Semana terá como tema Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável. 

A programação busca popularizar a ciência e valorizar a criatividade e a inovação, destacando a importância da tecnologia no cotidiano das pessoas e no desenvolvimento do Brasil.

A participação da Semana da Ciência e Tecnologia é gratuita para visitantes do Inhotim, e algumas atividades necessitam inscrição prévia.

Seminário Cultivar Ecossistemas 

No dia 14 de outubro, o Inhotim promove o Seminário Cultivar Ecossistemas, no qual serão apresentados resultados do projeto Cultivar Ecossistemas, iniciativa do Jardim Botânico Inhotim.

 A programação também inclui debates sobre conservação da biodiversidade, combate e enfrentamento às mudanças climáticas, produção de energias renováveis e sustentabilidade. 

Pessoas interessadas em participar devem retirar ingresso no Sympla.

O seminário também é parte do Transmutar: Programa de Investigações Botânicas do Jardim Botânico Inhotim, que tem o patrocínio da Shell, CBMM e E&Y por meio da Lei Federal de incentivo à Cultura.

Programação:

9:30 Credenciamento

10:00 Abertura

10:20 Palestra magna – Prof. Dr. Gonçalo Pereira (UNICAMP)

11:15 Palestra Projeto Cultivar Ecossistemas – Dra. Nayara Mota (Curadoria Botânica Inhotim) e Me. Elisangela Costa (UFSCar)

12:20 Almoço

14:00 Mesa Redonda: Contribuições das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável com Professor Fernando Silveira (UFMG), Me. Giordanna Bié (EPICENTRO URIHI) e mediação de Me. Vanessa Oliveira Fagundes (FAPEMIG)

Espaço Ciência Inhotim

No Tamboril nos dias 18 e 20 de outubro, o Espaço Ciência Inhotim traz a proposta de apresentar ao público aspectos científicos de forma contextualizada, acessível e interessante. Curiosidades sobre ciência e botânica serão abordadas para que visitantes sejam estimulados a adotarem práticas sustentáveis no cotidiano e possam conhecer a importância das Ciências Básicas para o desenvolvimento social, ambiental e econômico.

Orquestra Inhotim

A Orquestra Inhotim apresenta no Teatro Inhotim no dia 19 de outubro às 15h obras dos compositores Cláudio de Freitas (1974) e Caroline Shaw (1982). Não é necessária a retirada de ingressos.

Bastidores do Viveiro

As equipes do Jardim Botânico e Educativo Inhotim convidam o público a conhecer a biodiversidade do Cerrado no Viveiro Educador, uma oportunidade de conhecer a produção de plantas e coleções botânicas em estufas e sombrites. A visita ocorre no dia 20 de outubro em dois horários: 10h e 14h.

Evento

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Inhotim

Semana de Ciência e Tecnologia faz parte da programação especial do Transmutar: Programa de Investigações Botânicas do Jardim Botânico Inhotim.Foto: Carolina Evangelista

Semana de Ciência e Tecnologia faz parte da programação especial do Transmutar: Programa de Investigações Botânicas do Jardim Botânico Inhotim. Foto: Carolina Evangelista

14/10/2023

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Inhotim

14 a 20/10

Como chegar

Mapa

Hoje

Busca