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  • 12 de junho de 2015

    Redação Inhotim


    amorarteinhotim

    Leitura: 3 min

    Linda do Rosário, uma história de amor

    Linda do Rosário, uma história de amor

    A visitante caminhava ao redor da obra. Máquina de retratos em punho. Inquieta, perguntou ao monitor da galeria:

    – Linda do Rosário? Mas por que desse nome?

    – Bem, é o nome de um hotel que desabou no Rio de Janeiro, em 2002 – ele respondeu.

    – E por que uma artista escolheria esse nome para uma obra de arte? – retrucou, desconfiada.

    – Essa artista, Adriana Varejão, gosta muito de trabalhar com azulejos. Você vai ver por aqui no Inhotim outros trabalhos dela que utilizam esse material. Mas ela também gosta de fotografar, especialmente situações inusitadas. Quando o prédio caiu, Adriana estava no Rio preparando uma exposição. Ao saber do acidente, foi até as ruínas e fez algumas fotos. Ela percebeu que, apesar dos escombros, havia paredes de azulejo azul e branco, resistindo a toda a destruição. Essa foi uma das inspirações para ela compor esse trabalho.

    – E no hotel, tinha gente lá?

    -Tinha sim. Dizem que o porteiro escutou os estalos e saiu avisando todo mundo para deixar o prédio imediatamente. Quando ele estava descendo as escadas, quase na porta, lembrou-se de um casal que ocupava um dos quartos. Da portaria, interfonou, mas ninguém atendeu. Ele chegou a retornar e bater na porta, mas não houve resposta.

    – Nossa, e o que aconteceu?

    – Assim que ele deixou o prédio, assistiu tudo desabar, ao lado das outras pessoas que também conseguiram escapar da tragédia. Infelizmente o casal não sobreviveu. Dois dias depois, seus corpos foram encontrados pelos bombeiros, em meio aos escombros, deitados sobre os restos de uma cama. Seus nomes não foram revelados, mas um jornal da época contou que se tratava de um casal de amantes. Há quem diga que eles ouviram o porteiro chamar, mas preferiram ficar ali e morrer juntos, cansados de esconder seu amor… Tem até uma música, daquela banda Los Hermanos, que canta essa história. Chama “conversas de botas batidas”.

    – Poxa, obrigada! Só de olhar eu nunca ia imaginar isso tudo! E que material é esse?

    – É poliuretano, senhora! Só não pode tocar na obra…

    A queda de um hotel em SP foi inspiração para a obra de Adriana Varejão.

    A queda de um hotel em RJ foi inspiração para a obra de Adriana Varejão.

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    03 de junho de 2015

    Rodrigo Moura

    Curador e diretor de Artes e Programas Culturais do Inhotim


    artecosmococainhotimmúsica

    Leitura: 8 min

    Juliana Perdigão, uma cantora de mil faces

    Juliana Perdigão, uma cantora de mil faces

    Em 2011, a jovem cantora Juliana Perdigão, uma amiga nova, me convidou para escrever um texto sobre seu primeiro disco, Álbum desconhecido (você confere o texto abaixo). Desde então começamos um intenso diálogo sobre música, arte e vida, que incluiu a possibilidade de um show em Inhotim, dentro da faixa de programação do Inhotim em Cena dedicado a novos artistas brasileiros. Este show acabou se tornando um espetáculo comissionado, a partir do universo estético e do repertório musical de um dos nossos pavilhões permanentes mais importantes, a Galeria Cosmococa, dedicada à obra de Hélio Oiticica e Neville d’Almeida. O show acontece no teto da galeria, nos dias 6 e 7 de junho, às 15h.

    As obras da galeria foram criadas pelos artistas em Nova York, quando os dois viveram intensamente a cena underground na cidade, e trazem trilhas sonoras pensadas especialmente para  as instalações audiovisuais. Jimi Hendrix, John Cage e Yoko Ono, heróis da contracultura e vanguarda americana, surgem ao lado de Luiz Gonzaga e Yma Sumac, referências brasileira e sul-americana. A partir do trânsito entre registros do samba à vanguarda, Juliana abarca uma perspectiva pós-tropicalista (Macalé e Tom Zé, Zé Celso e os Campos, passando por compositores emergentes, como Negro Léo e Ava Rocha) para compor seu próprio repertório. As apresentações marcam o retorno de Juliana aos palcos mineiros, depois de uma temporada se apresentando em São Paulo, onde além de estrear a banda nova e se preparar para um novo álbum solo, atuou como instrumentista e atriz em três espetáculos do Grupo Oficina. É imperdível.

    O show foi inspirado na arte de Hélio Oiticica e acontece no teto da Cosmococa.

    O show foi inspirado na arte de Hélio Oiticica e acontece no teto da Cosmococa.

    Texto de amigo é problema. O primeiro problema é a demora. Você pede o texto e o sujeito diz, claro, e passam-se dois, quatro, seis meses e você com o disco, o  livro, a exposição na boca do forno e nada do texto. O segundo problema é quantas vezes você se encontra com o amigo no meio do processo e falam, entre desinteressados e desesperados, sobre o assunto: mas sobre o que? vai ser o texto. De que? vai falar?  E será? que fica pronto. E o amigo com cara de paisagem. Inútil paisagem. Então, por isso, sem mais delongas, Juliana Perdigão, aqui vai o texto que te prometi. Lembro da primeira vez que te vi, que deve ter sido apenas a primeira que eu me lembro. Na nossa cidade nos vemos muitas vezes antes de acenarmos uns aos outros com a cabeça. O endereço era uma cobertura que eu ocupava preguiçosamente na Rua Santa Rita Durão e o ensejo, não poderia ser mais oportuno, o Natal. Você me visitou e cantou, como uma gata vadia, na cozinha daquele apartamento enquanto eu fatiava verduras distraído. Daí eu me lembrei de ter te visto cantando, meses antes, com tantos amigos em comum, num palco qualquer. Daí eu vi que você simplesmente canta, verbo intransitivo. Não faz muito caso disso, mas quando canta a gente te escuta, verbo transitivo. Daí me lembrei que você também toca o clarinete e, talvez por isso, cante sem fazer tanto caso ou drama disso, acostumada a emitir sons audíveis da região da face. No final te levei no elevador e te disse que curtia teu jeito de cantar. Você sorriu meio tímida e a porta fechou. E desde esta noite a nossa conversa se projetou não apenas para o futuro mas também para trás. Em infinitas varandas, revelamos lembranças em comum, esfrangalhadas mas existentes, de músicas e noites na nossa cidade. Do Squat à Fundação. Ou seria o contrário? Quem lembra sabe. Daquela noite até o teu disco, descobrimos nos conhecer desde sempre. É desta eternidade, Juliana, que eu queria te falar nesta carta.

    Pra mim, o divórcio que houve entre a música e o cotidiano brasileiro – era pra falar canção popular e classe média, mas passa assim também – é irreversível. Por isso eu só posso acreditar na música no presente. E cantar o passado é, muitas vezes, viver o presente. Por isso em rodas de sambas gastamos os nossos melhores anos. E você, com teu Álbum Desconhecido, de título inspirado e colaborações mais do que elevadas (este texto escusado), tange justamente este problema, “coisa nossa”, ao elencar autores, em sua maioria, desconhecidos e novíssimos. Música feita da matéria presente, do tempo presente. Esta tua eleição está bem porque no tempo de hoje nos projetamos no passado. E só vamos honrar o nosso “passado de glória”, o nosso “samba tradição”, se colocarmos um “objeto não identificado” no meio da sala. A nossa vingança é poder convidar para a festa dos vivos quem a gente quiser. Só não vale viver do passado. Esta fricção entre o passado e o presente se sente no teu trabalho e no de todos nós que desafiamos a tradição como estagnação. Acompanhei algumas prévias ao vivo deste disco, feito de canções singelas, como você me ensinou, e sei que a diversidade de registros que está aqui não é ecletismo, mas parte da sua personalidade artística. Te vendo cantar no palco, vi uma instrumentista afiada, uma bandleader leal, uma diva mal disfarçada, uma bamba cachaceira, uma intérprete de verdade, na hora de escolher, cantar e dirigir o arranjo. Tais e tão complexas são as tuas mil faces. Mas prometi a mim mesmo despir-me das vestes do crítico para escrever esta carta. O terceiro, último e fatal problema de texto de amigo, Ju, é que não há objetividade que resista a nossa conversa, que já passa de anos e que vai durar muitos mais anos. E, agora, para sempre. Dever cumprido.

    Guarulhos, maio de 2011. R.M.

    Juliana Perdigão e Os Kurva
    Quando: 6 e 7 de junho, às 15h.
    Onde: Galeria Cosmococa.

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    01 de junho de 2015

    Redação Inhotim


    inhotimjardinsmeio ambiente

    Leitura: 4 min

    Inhotim 40°C: conheça a estufa equatorial

    Inhotim 40°C: conheça a estufa equatorial

    Entre uma galeria e outra, os jardins do Inhotim são uma experiência à parte. Palmeiras grandiosas marcam a paisagem, folhas coloridas contornam os caminhos e rodeiam as obras, flores grandes e miúdas são detalhes dignos de fotografias. No Viveiro do Instituto, localizado no eixo laranja do mapa, o visitante tem a chance de conhecer espécies usadas na culinária, na medicina, plantas carnívoras, tóxicas e outras ameaçadas de extinção. Ali também funciona a estufa equatorial do Instituto, onde parte das mudas são preparadas para fazer parte dos jardins.

    Com as paredes revestidas por um plástico que forma uma espécie de bolha, a estufa tem sensores térmicos que conservam a temperatura entre 32°C e 42°C e umidade acima de 80%, ambiente típico de clima equatorial. A irrigação é automática, mas controlada diariamente por José Urias, jardineiro do Parque há 6 anos. “Toda manhã é a primeira coisa que eu faço, conferir se está tudo funcionando”, conta.

    O espaço tem três intensidades luminosas. Dessa forma, as plantas são distribuídas de acordo com a quantidade de luz que precisam. Segundo o engenheiro agrônomo do Instituto, Juliano Borin, a estufa tem o importante papel de propagar as espécies ali plantadas. No espaço, as mudas são cultivadas, passam pela engorda e depois são replantadas no Parque.

    Nesse processo, espécies em extinção foram recuperadas e semeadas na área do Inhotim, como a Philodendron ricardoitípica do Espírito Santo, ou o famoso pau-brasil. A estufa torna possível o cultivo de raridades como a flor-cadáver, conhecida pelo seu mau cheiro quando dá flor. Segundo Juliano, o odor de carne podre e as cores fortes servem para atrair seu principal polinizador, a mosca varejeira.

    Temperatura, água e todos os cuidados de jardinagem dão às espécies a chance de crescer em um lugar aconchegante e seguro, mas, antes de serem replantadas, elas passam por um período de adaptação. “Dentro da estufa, nós conseguimos forjar a umidade e a temperatura, mas falta o vento. Então, antes de saírem daqui definitivamente, as plantas precisam ser rustificadas”, explica. Para isso, os exemplares vão para os sombrites, onde são expostos à chuva e ao vento, terminando de amadurecer.

    Variação na cor, na textura e no formato das folhas moldam cada espécie para que se adaptem em determinado ambiente. Foto: Rossana Magri

    A variação na cor, na textura e no formato das folhas mostra como cada espécie se adapta a determinado ambiente. Foto: Rossana Magri

    A diversidade da natureza viva é percebida em cada momento da visita à estufa do Inhotim, onde os jardins são semeados. Variação de cor, forma, folha e textura são sinais da evolução de cada espécie para viver melhor em um lugar específico. Uma planta com folhas grandes, por exemplo, é típica de ambientes escuros e secos. Já onde o vento é mais forte, as folhas possuem cortes para não serem rasgadas.

    Participe da visita mensal mediada por Juliano Borin e conheça mais os jardins do Inhotim.

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    21 de maio de 2015

    Alma Quintana

    Alma Quintana, coreografa mexicana em residência no Inhotim


    arte contemporâneadançainhotim

    Leitura: 7 min

    Um corpo por descobrir

    Um corpo por descobrir

    Há dois meses em residência no Inhotim, a coreógrafa mexicana Alma Quintana vem preparando sua apresentação Aparición e Aparición.Duration, que será realizada no dia 23 de maio no parque. Durante o tempo em que ficou no Instituto, Alma teve a chance de dar oficinas a jovens e crianças integrantes dos projetos sociais do Inhotim. Em artigo para o blog, ela conta sobre essa experiência de usar a dança para aproximá-los não só da arte contemporânea, mas também de si mesmos.

    Neste último mês, minha prática artística, sempre conectada com minha contínua prática de vida, vem seguindo lendo, interpretando e traduzindo o que chamamos de realidade. O que eu olho e o que me olha de volta me proporcionam este fenômeno maravilhoso que é a experiência. Durante minha estadia no Inhotim, estive em contato com diferentes sensações, pensamentos e reflexões que têm movido meus sentidos. Não somente os olhos, os ouvidos, o tato, mas também os sentidos do espaço, da arte, do sensível, do possível, da crítica, da história da comunidade mantiveram ativos questionamentos do meu trabalho durante todo esses meses no Instituto.

    Alma Quintana buscou despertar aproximação de crianças com a dança contemporânea.

    Alma Quintana buscou despertar aproximação de crianças com a dança contemporânea.

    A residência artística no Inhotim tem tido tantas possibilidades que elas vão se estendendo como ramos. Nesse tempo, eu visitei todo o complexo museológico, sempre encontrando grandeza, harmonia e beleza nos jardins.  Troquei vivências com o grupo educativo do parque e com diversas pessoas com as quais eu cruzei e que ajudam a formar essa imensa estrutura. Eu trabalhei principalmente com os meninos do Laboratório Inhotim, e também, sem ter sido planejado, acabei dando oficinas para os meninos do grupo de percussão, integrantes de parte do projeto de Patrimônio e Memoria do Instituto. Além disso, ainda visitei o acervo artístico do Inhotim, o que me proporcionou uma perspectiva mais ampla da história do lugar e, em geral, no contexto deste espaço.

    Eu considero os encontros com os meninos do Laboratório muito proveitosos. Gostaria de ter tido mais tempo para conseguir aprofundar as aulas em interesses específicos da minha prática, mas acredito que, com o pouco que experimentamos, já conseguimos acionar os corpos para essa nova experiência. A maneira como percebem as ações também foi modificada nos corpos, inclusive quando é provável que, para eles, nem tudo seja consciente. As diversas dinâmicas, como a visita ao Galpão Cardiff & Miller, a um espaço aberto com uma montanha de terra vermelha, permitiu que os jovens observassem a matéria do espaço em relação a matéria do corpo. Já os desenhos de memorias, os traços de trajetórias, permitiram abordar as possibilidades de movimento e corpo, relacionando-o com o tempo e com o espaço.

    Depois do trabalho corporal, Alma sugeriu ao grupo de jovens que eles registrassem a experiência no papel.

    Depois do trabalho corporal, Alma sugeriu ao grupo de jovens que eles registrassem a experiência no papel.

    Os principais desafios têm sido o tamanho do grupo, muito numeroso, com jovens em idades nas quais os tabús se manifestam de diversas formas. Sempre se necessita de tempo para romper essas barreiras. Mas considero que eles tiveram bastante recepção das propostas e que o apoio da equipe de educadores do Inhotim foi incrível. Sinto o projeto permeando seus corpos e espero vê-los concebendo a arte com uma aproximação da dança e da coreografia.

    Em resumo, posso dizer que a informação que chegou ao meu corpo durante esse tempo foi muito grande. Eu a recebi com enorme gratidão, já que foi uma contínua fonte de inspiração, contemplação, observação e reflexão. Todas as experiências foram interconectadas para ir gerando os primeiros resultados e materiais com os que eu certamente seguirei trabalhando depois da estadia no Inhotim, para concluir os objetivos propostos desde o principio. O primeiro, a criação de um vídeo coreográfico em colaboração com o artista visual Lutz Baumann, criado a partir do trabalho realizado com os jovens do Laboratório e com o grupo de percussão. O segundo é a criação de uma partitura coreográfica que ofereça, em um futuro, a possibilidade de ter uma versão cênica do projeto, em forma de performance.

    APARICIÓN E APARICIÓN.DURATION
    Quando: 23 de maio, 14h e 15h.
    Onde: Galeria Rivane Neuenschwander às 14h e Teatro Inhotim às 15h.

    *Projeto apoiado pelo Fondo Nacional para la Cultura y las Artes (FONCA) do México.


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    18 de maio de 2015

    Redação Inhotim


    arteprogramação cultural

    Leitura: 3 min

    Conversas sobre arte contemporânea

    Conversas sobre arte contemporânea

    Quem adora arte não pode perder amanhã, 19 de maio, às 20h, a conversa entre o artista Marcius Galan, o crítico de arte Thiago Mesquita e o curador e diretor artístico do Inhotim, Rodrigo Moura. O encontro tem como ponto de partida a exposição “Do Objeto para o Mundo – Coleção Inhotim”, em exibição até 31 de maio, no Itaú Cultural, em São Paulo. Com entrada gratuita, a mesa será mediada pela curadora de programas públicos do Instituto, Morgana Rissinger, e exibida ao vivo pelo site do Itaú Cultural.

    Sobre os convidados
    Marcius Galan é um dos artistas que integra a mostra “Do Objeto para o Mundo – Coleção Inhotim” e possui duas obras em exibição no Instituto, em Brumadinho, atualmente. Em seu trabalho, o tema espaço é assunto recorrente e envolve muitas vezes a percepção do espectador.

    Thiago Mesquita é crítico de arte e tem passagens por veículos como Folha de S. Paulo e +Soma. É professor em universidades e instituições culturais, além de organizar exposições e publicações no campo da arte contemporânea brasileira.

    Rodrigo Moura é diretor artístico e curador do Inhotim, onde trabalha desde 2004. Exerceu importante papel na aquisição de obras fundamentais da coleção, incluindo obras de Ernesto Neto, Jorge Macchi e Rivane Neuenschwander. Também atua como crítico de arte e editor.

    Sobre a exposição
    “Do Objeto para o Mundo – Coleção Inhotim” é a primeira mostra itinerante do Instituto e apresenta obras nunca antes exibidas no parque. A exposição toma como ponto de partida um momento histórico em que a arte deixa de se resumir a objetos para existir de maneira mais aberta para o mundo. Nesse contexto, elementos do cotidiano, do espaço real, da política e do corpo são incorporados e o espectador se transforma em participante. 50 obras de 29 artistas, nacionais e internacionais, compõem a exibição, que já esteve em exibição na Fundação Clóvis Salgado, em Belo Horizonte.

    SERVIÇO:
    Conversas sobre arte contemporânea: Do Objeto para o Mundo – Coleção Inhotim
    Quando: 19 de maio (terça-feira), às 19h30
    Onde: Sala Vermelha do Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô, São Paulo/SP)
    Entrada gratuita (com distribuição de ingresso 30 minutos antes). 70 vagas.

    Transmissão ao vivo pelo site do Itaú Cultural
    Tradução simultânea na plateia em Libras

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