Seja

Amigo

Evento

Inaugurações 2022 Novembro

O Inhotim inaugura em 19 de novembro as exposições Quilombo: vida, problemas e aspirações do negro, na Galeria Lago, e O Mundo é o Teatro do Homem, na Galeria Fonte.  

As duas mostras estão conectadas com o Segundo Ato da mostra Abdias Nascimento o Museu de Arte Negra, programa curatorial desenvolvido pelo Instituto em parceria com o Ipeafro desde 2021.  

Em cartaz até fevereiro de 2023, o Segundo Ato da mostra, sob o título Dramas para negros e prólogo para brancos, apresenta questões sobre o Teatro Experimental do Negro (TEN), representatividade e auto representação.  

As duas exibições têm como ponto de partida o jornal Quilombo: vida, problemas e aspirações do negro, editado pelo Teatro Experimental do Negro (TEN) entre 1948 e 1950. 

No dia da abertura, a equipe do Educativo do Inhotim fará mediação em pontos das galerias Fonte e Lago das 9h30 às 16h. A programação de visitas do dia traz a Visita Panorâmica às 10h30 e a Visita temática Inaugurações às 14h.

Jornal Quilombo, ano I, n. 4, jul. 1949. 12 p. Coleção Abdias Nascimento – IPEAFRO.

O Mundo é o Teatro do Homem

Em cartaz na Galeria Fonte, a exposição tem como ponto de partida o legado do Teatro Experimental do Negro (TEN), grupo fundado por Abdias Nascimento, que se notabilizou por pautar o protagonismo negro e a denúncia do racismo nas suas ações.  

Com trabalhos de Jonathas de Andrade e da dupla Bárbara Wagner & Benjamin de Burca (em colaboração com o Coletivo Banzeiros, MST-PA), a exposição dá destaque também à aproximação do TEN com a prática do psicodrama, documentada e discutida nas páginas do jornal Quilombo.

Frame do filme Olho da Rua, 2022, de Jonathas de Andrade. Vídeo, 25min, HD. Coleção Instituto Inhotim.

Além disso, arquivos contextualizam as trocas entre Abdias Nascimento e Augusto Boal e as práticas e conceitos que ele consolidou no Teatro do Oprimido. Já as obras em cartaz são montadas em arenas situadas nas extremidades da galeria, e apresentam forte conexão com o Teatro do Oprimido.  

Frame do filme Fala da Terra, 2022, de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca. Coleção Instituto Inhotim.

Quilombo: vida, problemas e aspirações do negro

Com alusão direta ao nome do jornal, a mostra, em cartaz na Galeria Lago, se divide em cinco núcleos (Novo poder: reformulando uma vanguarda; Vidas públicas; Vida e aspirações do negro; Elas Falam; e Reescrita da história: construção e afirmação da identidade), que estabelecem um diálogo com temas presentes no Quilombo, como questões de representação e identidade da figura do negro na sociedade da época, e os relaciona à produção contemporânea de artistas brasileiras e brasileiros.

Panmela Castro, Dalton Paula (Residência Jandira), 2021​. Óleo, acrílica, carvão sobre linho. Foto: Edouard Fraipont.
Zéh Palito, You are not ordinary, 2021. Acrílica sobre tela. Coleção Instituto Inhotim.

A mostra traz obras de cerca de 30 artistas e coletivos: Aline Motta, Ana Elisa Gonçalves, Antonio Obá, Arjan Martins, Desali, Elian Almeida, Erica Malunguinho, Eustáquio Neves, Gustavo Nazareno, Januário Gárcia, Juliana dos Santos, Kika Carvalho, Larissa de Souza, Lita Cerqueira, Moisés Patrício, Mulambö, Nacional Trovoa, No Martins, O Bastardo, Panmela Castro, Paulo Nazareth, Pedro Neves, Peter de Brito, Rafael Bqueer, Robinho Santana, Ros4 Luz, Rosana Paulino, Sidney Amaral, Silvana Mendes, Tiago Sant’Ana, Wallace Pato, Yhuri Cruz, Zéh Palito. 

Evento

Inaugurações 2022 Novembro

Com a presença de Panmela Castro, Antonio Obá, a dupla Bárbara Wagner e Benjamin de Burca e Jonathas de Andrade, Inhotim inaugura duas exposições nas Galerias Lago e Fonte. Foto: Coleção Abdias Nascimento - IPEAFRO

Com a presença de Panmela Castro, Antonio Obá, a dupla Bárbara Wagner e Benjamin de Burca e Jonathas de Andrade, Inhotim inaugura duas exposições nas Galerias Lago e Fonte. Foto: Coleção Abdias Nascimento - IPEAFRO

19/11/2022

9h30

Inaugurações Inhotim 2022: Novembro

Quilombo: vida, problemas e aspirações do negro
19/nov/2022 a 20/ago/2023
Galeria Lago 

 

O Mundo é o Teatro do Homem
19/nov/2022 a 16/jul/2023
Galeria Fonte 

Como chegar

Mapa

Hoje

Busca