• PT
  • 02 de junho de 2014

    Redação Inhotim


    arteprogramação culturalvisita

    Sem categoria Leitura: 4 min

    Copa 2014 no Inhotim

    Copa 2014 no Inhotim

    Quer visitar o Inhotim durante a Copa do Mundo? Então fique de olho na nossa programação de junho e julho para não perder nada.

    Transmissão de jogos

    Quem for ao Instituto em dia de jogo não vai ficar de fora do mundial. O Inhotim transmite no Teatro do Centro Educativo Burle Marx todas as partidas que acontecem dentro do horário de funcionamento do parque: de 9h30 às 16h30, de terça a sexta-feira, e até 17h30 em feriados e finais de semana.

    Visita panorâmica em inglês

    Entre 14 de junho e 12 de julho, a visita panorâmica do Inhotim acontece também em inglês. Ideal para levar os amigos gringos que vêm aproveitar o sofá da sua casa! A proposta oferece uma visão geral do Instituto e tem ênfase no projeto paisagístico e obras dispostas nos jardins. O ponto de partida a recepção do parque, com saídas de terça a domingo e feriados, às 11h. Os grupos podem ter até 25 visitantes e a duração é de 1h.

    Visitas temáticas de arte

    Se você pretende se aprofundar um pouco mais no universo de arte contemporânea, não deixe de participar das visitas temáticas de arte. Sempre com foco em algum aspecto do acervo, elas proporcionam reflexões e outros olhares acerca das obras. Com duração de 1h30, acontecem aos sábados, domingos e feriados, às 14h30, saindo da recepção. Confira os temas dos meses de Copa:

     

    – Junho: Veja, ouça, toque!  – O hiperestímulo na arte

    O visitante é convidado a discutir como o surgimento das novas tecnologias e meios de comunicação modificaram a percepção e o fazer das artes. A partir dos trabalhos de Babette Mangolte e Hélio Oiticica é possível debater essas transformações na produção artística da década de 1960 nas grandes cidades.

    – Julho: Paisagens Sonoras

    Já parou para pensar em como os sons podem ser apreendidos e modificados pela tecnologia? Em junho, a proposta é olhar e escutar as caminhadas pelo parque, os espaços e ações de maneira mais cuidadosa, partindo de uma reflexão sobre artistas como Janet Cardiff e Doug Aitken.

    Visitas temáticas de meio ambiente

    Jardim botânico desde 2010, o Inhotim possui uma enorme variedade de plantas. Com a ajuda de um mediador, é possível caminhar pelo parque e conhecer parte dessa coleção botânica. O percurso é um convite à reflexão sobre a importância da conservação da biodiversidade. As visitas acontecem aos sábados e domingos, saindo às 14h30 da recepção.

    Vista sua camisa verde e amarela e participe das nossas atividades, que são gratuitas para todo visitante! Clique aqui para comprar seu ingresso.



    voltar
    • Twitter
    • Facebook
    • Google +
    11 de junho de 2014

    Redação Inhotim


    designinauguraçãoloja inhotim

    Sem categoria Leitura: 3 min

    Inhotim inaugura loja na Savassi

    Inhotim inaugura loja na Savassi

    A partir de hoje, a região da Savassi, em Belo Horizonte, fica ainda mais charmosa com a inauguração da primeira loja-conceito do Inhotim. O espaço, batizado de Inhotim Box, foi pensado para ser uma porta para o parque na capital mineira e oferece diversos artigos que traduzem a identidade do Instituto. “Nossa ideia é deixar o Inhotim ainda mais próximo e estender a experiência da visita a produtos que carregam nosso DNA”, explica a gerente das lojas Inhotim, Cristiana Paz.

    No novo endereço será possível encontrar publicações sobre os acervos, mudas de plantas que compõem os jardins, pôsteres, além de toda a linha institucional do Inhotim, que vai de suvenires, como lápis e cadernos, a vestuário e acessórios. Em sintonia com as ações do Instituto, essas peças priorizam materiais reciclados e com apelo sustentável. A lona utilizada nas sacolas, por exemplo, possui PET em sua composição, assim como o tecido ecofriendly das camisetas.

    Guarda-chuvas, bolsas e cadernos são alguns dos produtos da linha institucional do Inhotim, disponível na loja. Foto: Rossana Magri

    Guarda-chuvas, bolsas e cadernos são alguns dos produtos da linha institucional do Inhotim. Foto: Rossana Magri

    A cerâmica do Inhotim, produzida artesanalmente desde 2010 no parque, também está de cara nova. Agora com o nome de Cerâmica Oti, a empresa teve sua identidade reformulada. As peças passam a ser organizadas em coleções, com formas e cores inovadoras, e na inauguração da loja já será possível conferir um preview. Outra novidade é uma linha de joias criada exclusivamente para Inhotim pela designer Lúcia Lou.

    Peças detalhe

    Peças da Cerâmica Oti à venda na loja Inhotim Box. Foto: Rossana Magri

    Ficou com vontade de conhecer? Confira o endereço abaixo. Esperamos por você!

     

    Inhotim Box

    Rua Antônio de Albuquerque, 909 – Belo Horizonte/MG

    Horário de funcionamento: de 9h às 19h, de segunda a sexta-feira; sábado, de 9h às 14h

    Telefone: (31) 3227-1130

    Formas de pagamento nas lojas: dinheiro, cheque e todos os cartões de crédito e débito



    voltar
    • Twitter
    • Facebook
    • Google +
    26 de junho de 2014

    Redação Inhotim


    programação culturalvisita

    Sem categoria Leitura: 3 min

    Invasão estrangeira no Inhotim

    Invasão estrangeira no Inhotim

    Desde que a Copa do Mundo desembarcou no Brasil, o Inhotim tem recebido uma profusão de estrangeiros, ávidos por boas lembranças do passeio. São rostos e sotaques de todas as partes do mundo, prontos para abrir um sorriso e gritar, orgulhosos, o nome de seu país de origem. Não é que receber visitantes internacionais seja coisa rara para o Instituto. Na verdade, cerca de 20% do público do parque vem de outros países, e, durante as duas primeiras semanas de competição, essa média já subiu para 60%.

    “Sou professor de arte na Bélgica e conheci o Inhotim em um documentário que passou na maior rede de TV do país. Aproveitei que estou no Brasil por causa da Copa do Mundo para conhecer essa maravilha!”, conta Koen Verhaeghe, enquanto observa a escultura de 4 metros de altura do artista brasileiro Cildo Meireles. Batizada de Inmensa (1982-2002), a obra, estava no roteiro da visita panorâmica em inglês da qual o belga fez parte e que foi criada especialmente para esse fluxo de turistas trazidos pelo mundial.

    De hermanos argentinos a paquistaneses e israelenses – que, diga-se de passagem, nem tiveram suas seleções entre as convocadas – o Instituto já recebeu mais de 20 nacionalidades diferentes. Os norte-americanos Lisa Christiansen e Ryan Samuelson descobriram o parque nas pesquisas que fizeram ainda em casa, antes de chegarem à América do Sul, há nove meses. “Quando vi as fotos do Inhotim na internet, percebi que deveria ver de perto este lugar”, ela revela.

    Casal de norte-americanos que viaja pela América do Sul não deixou o Inhotim de fora do roteiro. Foto: Rossana Magri

    As paisagens do Inhotim garantiram ao parque um lugar no roteiro do casal norte-americano. Foto: Rossana Magri

    Também ficou com vontade de conferir as belezas do Inhotim? Comece a planejar sua visita agora. Confira os horários de funcionamento do parque.



    voltar
    • Twitter
    • Facebook
    • Google +