• EN
  • Projeto Fundo Clima

    Criação de Protótipo para Sequestro de Carbono por Meio de Recuperação de Área Degradada e Desenvolvimento Comunitário.

    Em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, o Instituto Inhotim desenvolveu um projeto que tem como principal objetivo desenvolver novas tecnologias na recuperação de áreas degradadas pela mineração. O projeto “Criação de Protótipo para Sequestro de Carbono por Meio de Recuperação de Área Degradada e Desenvolvimento Comunitário” foi financiado pelo Fundo Nacional sobre Mudança do Clima.

    Inicialmente, o projeto foi realizado em Brumadinho, local onde o Instituto está localizado, e futuramente o conhecimento e as tecnologias adquiridas nesse projeto poderão ser replicados em outras áreas da região. O projeto contemplou ações de educação ambiental, desenvolvimento e incentivo à participação da comunidade local. E contou com a infraestrutura do Jardim Botânico Inhotim para o desenvolvimento de pesquisas em florística, fitossociologia, ecofisiologia vegetal, pedologia, climatologia e inventário de emissões de GEEs.

    Por meio do Projeto Fundo Clima, foi adquirido um conjunto expressivo de livros relacionados à proposta do projeto, principalmente aos temas “recuperação de áreas degradadas” e “sequestro de carbono”. Todos os exemplares adquiridos estão disponíveis na Biblioteca Inhotim para consulta pública e utilização pela comunidade local. Para conhecer os títulos adquiridos, clique aqui.

    O acervo completo da biblioteca Inhotim pode ser consultado neste link.


    Confira os editais para contratação de fornecedores do projeto:

    Editais/downloads Data de publicação Status Comunicado ao fornecedor

    Para saber mais sober o projeto e o Fundo Nacional sobre Mudança de Clima, envie sua mensagem.