Samson,
Boston, EUA, 1946 Topanga, EUA, 2015
Samson, 1985
técnica mista
Samson consiste em um macaco mecânico de 100 toneladas conectado a um sistema de transmissão e uma catraca. O macaco pressiona duas grandes vigas apoiadas contra as paredes da galeria. Para entrar no espaço expositivo, o visitante deve passar pela catraca e esta, a cada passagem, aciona quase imperceptivelmente o macaco. No limite, se o número de visitantes for grande o suficiente, Samson poderá, teoricamente, destruir o edifício. Chris Burden é figura central de uma geração de artistas contestadores que, no final dos anos 1960 e início dos 1970, viam os museus como instituições que representavam o "establishment". Neste sentido, a Land Art, a arte conceitual e a performance surgiram como propostas alternativas, com espírito próximo ao dos movimentos sociais e estudantis que questionavam o status quo. A crítica institucional contida em Samson é a um só tempo brutal e sutil: ao obrigar o espectador a passar pela catraca para satisfazer sua curiosidade, Burden divide com eles a culpa pela eventual destruição do espaço da galeria.
Samson, 1985
técnica mista
Samson consiste em um macaco mecânico de 100 toneladas conectado a um sistema de transmissão e uma catraca. O macaco pressiona duas grandes vigas apoiadas contra as paredes da galeria. Para entrar no espaço expositivo, o visitante deve passar pela catraca e esta, a cada passagem, aciona quase imperceptivelmente o macaco. No limite, se o número de visitantes for grande o suficiente, Samson poderá, teoricamente, destruir o edifício. Chris Burden é figura central de uma geração de artistas contestadores que, no final dos anos 1960 e início dos 1970, viam os museus como instituições que representavam o "establishment". Neste sentido, a Land Art, a arte conceitual e a performance surgiram como propostas alternativas, com espírito próximo ao dos movimentos sociais e estudantis que questionavam o status quo. A crítica institucional contida em Samson é a um só tempo brutal e sutil: ao obrigar o espectador a passar pela catraca para satisfazer sua curiosidade, Burden divide com eles a culpa pela eventual destruição do espaço da galeria.