Novos Costumes,
Governador Valadares, MG, 1971; reside e trabalha no Rio de Janeiro
Novos costumes, 2007
vinil e caneta marcador
Laura Lima centra sua produção artística no pensamento sobre o corpo: como suporte, como referência e como duplo do objeto de arte. Com seu ambiente arquitetônico especialmente pensado para esta montagem, Novos Costumes recria, no espaço expositivo, uma loja com diversas peças ao alcance dos visitantes. Trata-se de uma coleção de esculturas vestíveis, feitas em vinil transparente, e que se ativam ao serem experimentadas. Estas obras fazem parte de um grupo de trabalhos de Laura que precisa da atuação e do envolvimento do público para se concretizar. As questões do corpo estão postas mediante o contato com o outro e na fusão que as roupas fazem com quem as veste. Contanto os costumes de Laura escapam à classificação: nem sempre são fáceis de usar e não pertencem ao universo corriqueiro do vestuário. Em certos casos, acompanham a organicidade do corpo. Em outros, a desafia, propõem posturas, limitam movimentos e geram interligações com outras pessoas. Por meio de seu complexo repertório de formas, todas elas extraídas do plano, e de procedimentos de corte, fusão e sobreposição, os Novos Costumes se aproximam do rebuscamento do barroco e da minúcia artesanal da alta costura.
Novos costumes, 2007
vinil e caneta marcador
Laura Lima centra sua produção artística no pensamento sobre o corpo: como suporte, como referência e como duplo do objeto de arte. Com seu ambiente arquitetônico especialmente pensado para esta montagem, Novos Costumes recria, no espaço expositivo, uma loja com diversas peças ao alcance dos visitantes. Trata-se de uma coleção de esculturas vestíveis, feitas em vinil transparente, e que se ativam ao serem experimentadas. Estas obras fazem parte de um grupo de trabalhos de Laura que precisa da atuação e do envolvimento do público para se concretizar. As questões do corpo estão postas mediante o contato com o outro e na fusão que as roupas fazem com quem as veste. Contanto os costumes de Laura escapam à classificação: nem sempre são fáceis de usar e não pertencem ao universo corriqueiro do vestuário. Em certos casos, acompanham a organicidade do corpo. Em outros, a desafia, propõem posturas, limitam movimentos e geram interligações com outras pessoas. Por meio de seu complexo repertório de formas, todas elas extraídas do plano, e de procedimentos de corte, fusão e sobreposição, os Novos Costumes se aproximam do rebuscamento do barroco e da minúcia artesanal da alta costura.