Máscara del dolor,
Las Palmas de Gran Canaria, Ilhas Canárias, Espanha, 1946; vive no Rio de Janeiro
Máscara del dolor, 1976
impressão fotográfica; polítptico
Máscara del dolor, 1976
impressão fotográfica; polítptico
O princípio da montagem e da colagem é um das principais maneiras utilizadas por Rio Branco para trabalhar com fotografia, em sua obra. Ao longo das décadas de 1980 e 1990, o artista apurou um método de justaposição de imagens em dípticos, trípticos e polípticos que se tornou tão importante para sua obra quanto a potência de cada imagem em si. Hells diptych (1993-94) traz um dos principais temas do artista, o encontro entre alta e baixa cultura, a partir de uma pintura barroca justaposta a um trapo de tecido, fazendo uma releitura do arabesco. Máscara da dor (1976) trabalha a fotografia em fragmentos de imagens preto e branco, como a seqüência original de quadros encontrada num pedaço de filme. Barroco (1989), por sua vez, mescla imagens de iconografia cristã do Barroco mineiro (registradas em São João Del Rei e em Sabará) com imagens de uma queimada no norte do Brasil.