Estudos,
Chavantes, São Paulo, Brasil, 1923 São Paulo, 1998
Estudos, C.1980
colagem sobre papel quadriculado
Geraldo de Barros foi um dos mais ativos artistas da vanguarda brasileira nos anos 1940 e 1950 e pertenceu ao primeiro grupo concretista de São Paulo, Ruptura, que promoveu a arte concreta no Brasil a partir de 1952. É considerado também um pioneiro da fotografia experimental de arte com o Foto Cine Clube Bandeirantes. Sua exposição Fotoformas, em 1950, revelou um idioma próprio que combina manipulação de negativos com apurado sentido de observação da realidade. Suas imagens exibidas nesta sala mostram diversos aspectos da série, denotando seu alcance e sua abertura para o mundo, o cotidiano e o acaso, sempre em diálogo com o rigor formal de sua orientação concretista. As Fotoformas aproximam a fotografia da pintura e do desenho no seu interesse pela linha, pelo monocromo e pela superfície. O outro grupo de trabalhos apresentado nesta sala reúne estudos do artista para obras monocromáticas a serem realizadas em fórmica e representam um retorno às suas raízes abstracionistas, propondo variações espaciais em torno do quadrado. Ao mesmo tempo delicadas e ambiciosas, as colagens resultam num jogo formal de manipulação da realidade de consequências lúdicas e quase fantásticas.