Bruciatore,
Cervia, Itália, 1963; vive em Milão, Itália
Bruciatore, 2007
óleo, esmalte e tinta spray sobre tela
Embora esteja impregnada de um estilo próprio, a figuração presente na obra de Alessandro Pessoli já foi aproximada a uma ampla gama de referências: da estilização dos cartoons ao teatro de Samuel Beckett (1906-1989), da pintura sacra italiana ao expressionismo de Edvard Munch (1863-1944). Nesta sala, encontramos pinturas feitas em diferentes suportes, explorando diferentes densidades. Se nas pinturas mais recentes, feitas sobre tela, há um embate maior no ato da colocação da figura, levando à combinação de técnicas como o óleo e o spray, nos guaches o gesto é mais fluido, gerando a quase dissolução da imagem. Este princípio se evidencia no filme de animação Caligola (2002), um projeto que consumiu três anos de trabalho do artista em 4.500 desenhos transferidos para o suporte eletrônico do vídeo, onde a pintura se desmaterializa. Vemos uma trama não muito clara, que diz respeito a uma longa viagem envolvendo cenários telúricos, figuras humanas e animais, evocando um dos temas preferidos do artista: a metamorfose.