Agassi,
Tirana, Albânia, 1974; vive em Berlim, Alemanha
Agassi, 2006
filme 16 mm, 1' loop
Ao longo da última década, Anri Sala emergiu como uma das mais importantes vozes na pesquisa em torno do filme e do vídeo. Em contraste à velocidade do imaginário da mídia, seus trabalhos são meditações sobre a lentidão e se caracterizam pela quase total ausência de movimento de câmera, muitas vezes congelando cenas como quase pinturas. Agassi (2006) mostra o célebre tenista norte-americano no momento de um saque, na fração de segundo imediatamente anterior ao golpe de sua raquete na bola imagem de um momento de máxima concentração e potencialidade. O tempo passa, mas nada muda, exceto pela presença de círculos brancos que aparecem no canto direito da imagem, próximos à bola e, por acaso, bem na direção que os olhos de Agassi estão mirando. Na projeção de filmes, estes círculos indicam ao operador o momento de trocar os rolos para manter a continuidade, um sinal que aparece na tela por 125 milissegundos e que geralmente passa despercebido pelo público. Nesta obra de Sala, o tempo entre a desaparição do primeiro círculo e a aparição do segundo é de 0,79 segundos, o mesmo tempo que a bola leva, depois de sacada por Agassi, para atingir o campo do adversário.
Agassi, 2006
filme 16 mm, 1' loop
Ao longo da última década, Anri Sala emergiu como uma das mais importantes vozes na pesquisa em torno do filme e do vídeo. Em contraste à velocidade do imaginário da mídia, seus trabalhos são meditações sobre a lentidão e se caracterizam pela quase total ausência de movimento de câmera, muitas vezes congelando cenas como quase pinturas. Agassi (2006) mostra o célebre tenista norte-americano no momento de um saque, na fração de segundo imediatamente anterior ao golpe de sua raquete na bola imagem de um momento de máxima concentração e potencialidade. O tempo passa, mas nada muda, exceto pela presença de círculos brancos que aparecem no canto direito da imagem, próximos à bola e, por acaso, bem na direção que os olhos de Agassi estão mirando. Na projeção de filmes, estes círculos indicam ao operador o momento de trocar os rolos para manter a continuidade, um sinal que aparece na tela por 125 milissegundos e que geralmente passa despercebido pelo público. Nesta obra de Sala, o tempo entre a desaparição do primeiro círculo e a aparição do segundo é de 0,79 segundos, o mesmo tempo que a bola leva, depois de sacada por Agassi, para atingir o campo do adversário.