Leitura: 8 min

Inauguração do Largo das Orquídeas dá início a 12ª Semana do Meio Ambiente no Inhotim

Inauguração do Largo das Orquídeas dá início a 12ª Semana do Meio Ambiente no Inhotim

A 12ª  Semana do Meio Ambiente do Inhotim começa na próxima sexta-feira, 3 de junho, e tem atividades até domingo, 12.  A programação propõe uma reflexão sobre a importância dos jardins botânicos na conservação da biodiversidade e no combate à degradação ambiental no planeta. Este ano, a grande atração é a inauguração de um novo jardim temático no Instituto, desta vez dedicado às orquídeas da espécie Cattleya walkeriana.
Cerca de 17 mil exemplares foram  implantadas em janeiro nas palmeiras entre as Galerias Fonte e Cildo Meireles e começam a florir.

Em aproximadamente 130ha de área de visitação, o Inhotim reafirma seu compromisso com as questões ambientais também reveladas no paisagismo. Os jardins do Inhotim e a singularidade do paisagismo do Instituto empreendem possibilidades estéticas a partir da sua relevante coleção botânica de aproximadamente 4.500 espécies e variedades, que vão além da contemplação. Como forma de valorizar e aproveitar esses espaços, no começo de junho acontece no Instituto o 2º Curso de Paisagismo com o especialista no assunto Raul Cânovas em parceria com o engenheiro agrônomo do Inhotim Juliano Borin. Serão três dias de imersão nos jardins do Parque, aprendendo técnicas e conceitos importantes para a montagem de um lugar de cultivo.

Atividades gratuitas também serão oferecidas aos visitantes. Para conhecer mais sobre o trabalho realizado nos jardins do Parque, uma visita temática relaciona biodiversidade e conservação. No Espaço Ciência, montado no Centro de Educação e Cultura Burle Marx, os mediadores do Inhotim conversam com o público sobre as características das orquídeas. Essas plantas poderão ser vistas também no Epifitário, localizado no Viveiro Educador, que fica aberto à visitação especialmente na quinta-feira, 9. Já as espécies suculentas presentes no Jardim Desértico serão tema de uma oficina que acontece nos dias 7 e 9 de junho, uma oportunidade de discutir ideias de interações ecológicas e consumo consciente, além de aprender sobre o plantio de uma muda, que o participante poderá levar para casa.

Para o diretor de Jardim Botânico do Inhotim, Lucas Sigefredo, a Semana do Meio Ambiente já é uma programação tradicional do Inhotim e reforça o papel do Instituto na preservação ambiental. “Por meio de nossas atividades educativas, incentivamos o público a ter um papel mais ativo no mundo. Além disso, alinhamos nossa agenda de conservação da natureza com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU manifestados pelos números 13 [Ação contra a mudança global do clima] e 15 [Vida terrestre]”, explica Sigefredo.

Confira a programação completa abaixo:

2º Curso de Paisagismo do Inhotim, com Raul Cânovas e Juliano Borin

O curso é realizado ao longo de três dias, com aulas no Espaço Igrejinha e passeios mediados pelos jardins. Fundamentos do paisagismo tropical e de sua flora são os temas centrais do curso, com o paisagista Raul Cânovas e o engenheiro agrônomo do Inhotim, Juliano Borin.

Quando: de sexta-feira a domingo, 3 a 5 de junho
Horário: de 9h30 às 16h30 (sexta) e de 9h30 as 17h30 (sábado e domingo)
Local: aulas no Espaço Igrejinha e visitas aos jardins do Parque
Valor: R$ 660 por pessoa. Estudantes, maiores de 60 anos, integrantes da Associação Nacional de Paisagismo e Amigos do Inhotim têm desconto.
Inscrições até quinta-feira, 2, pelo site: www.jardimcor.com/inhotim/

Inauguração oficial do Largo das Orquídeas
Novo espaço temático do Inhotim, possui cerca de 17 mil orquídeas da espécie Cattleya walkeriana, nativa de Minas Gerais, São Paulo e Goiás e típicas do Cerrado. Usada em ornamentação de jardins, a flor possui alto valor no mercado devido a características como cor e simetria.As flores foram doadas ao Inhotim por meio de uma parceria firmada com a Orchid Brazil, empresa especializada em orquídeas raras e melhoradas geneticamente que é a fornecedora oficial de orquídeas do Inhotim.

Quando: domingo, 5 de junho
Horário: 11h
Local: Largo das Orquídeas, entre as Galerias Cildo Meireles e Fonte

 Visita Temática “Biodiversidade e Conservação: o paisagismo como agente de sensibilização”
Uma oportunidade para conhecer o paisagismo do Instituto e as ações de preservação das espécies, a partir de um percurso definido pelos mediadores.

Quando: 4, 5, 8, 11 e 12 de junho
Horário: 10h30
Onde: saída da Recepção
25 vagas; inscrição gratuita para visitantes no local.

 Espaço Ciência – Orquídeas
Mediadores conversam com o público sobre as características das orquídeas e o modo de vida dessas flores na natureza.

Quando: de 4 a 12 de junho
Horário: de 10h às 16h (de terça à sexta-feira) e de 10h às 17h (sábados e domingos)
Onde: Estação Educativa, no Centro de Educação e Cultura Burle Marx
Atividade gratuita, não há necessidade de inscrição.

Oficina de Mini-jardim: suculentas
Na atividade, mediadores conversam com os visitantes sobre as suculentas, espécies presentes no Jardim Desértico. Além de aprender a fazer um mini-jardim, o visitante pode levá-lo para casa.

Quando: 07 e 09 de junho
Horário: 14h às 16h
Onde: Saída da Recepção; a oficina será no Viveiro Educador
25 vagas; inscrição gratuita na Recepção a partir de 13h30

Jogo Descobrindo as Orquídeas
Descubra os segredos e as características das orquídeas, por meio de um jogo de perguntas e respostas.

Quando: 08 e 10 de junho
Horário: 14h às 16h
Onde: Tamboril
Atividade gratuita, não há necessidade de inscrição.

Visita ao Epifitário
O engenheiro agrônomo do Inhotim, Juliano Borin, realiza visita mediada na Epifitário, localizado no Viveiro Educador. O local abriga plantas nativas e exóticas, além de orquídeas.

Quando: 9 de junho (quinta-feira)
Horário: 10h30
Onde: saída da Recepção
25 vagas; inscrição gratuita na Recepção a partir de 10h.



voltar
  • Twitter
  • Facebook
  • Google +