Leitura: 3 min

Jovens do Laboratório Inhotim fazem performance inspirada em Hélio Oiticica

Jovens do Laboratório Inhotim fazem performance inspirada em Hélio Oiticica

Nesta quarta-feira (7/11), os jovens e as jovens que integram o projeto educativo Laboratório Inhotim irão realizar uma ativação poético-performática, nos lagos do Inhotim. Nove barcos de papel em grande formato serão lançados na água do lago próximo ao Restaurante Oiticica, transportando de uma margem a outra mensagens escritas em pequenos pedaços de papel. A ação parte de uma pesquisa e de uma reflexão realizada pelos jovens ao longo do ano sobre o conceito de ateliê, partindo de uma frase de Helio Oitcica que afirmava que “Museu é o Mundo”.

Nesse ano de 2018 os jovens e as jovens que integram o projeto educativo Laboratório Inhotim se debruçaram sobre o significado de “ateliê” e sobre as diversas possibilidades, investigações e desdobramentos que cabem nesta palavra. Nesse movimento, o ateliê foi, no início, tratado como ateliê espaço físico, depois se transformou em papel, em caderno, em caminho, em comida, em corpo, em pele, em espaço “vazio” para gritar, em um antigo forno para queima de carvão, em visita á capital mineira e outros museus, em palavra falada, escrita e cantada, em roupas nunca usadas.

Durante esse exercício houve uma ruptura para o conceito de museu, bem como sobre a relação do expectador e a experiência com a obra de arte, a exemplo da enfática frase de Hélio Oiticica. A ativação será uma oportunidade de explorar o museu de uma forma diferente, com a participação dos integrantes do projeto, de funcionários, funcionárias e visitantes que serão convidados a refletir sobre as diversas possibilidades de se expandir o conceite de ateliê. Assim, fazendo uso da nossa, boa e velha licença poética, queremos através das cores que flutuarão em forma de barco de papel, lançados no lago/ateliê, dizer em alta voz: “Ateliê é o mundo”.

A performance acontece nesta quarta-feira (7/11), às 14h em frente ao Restaurante Oiticica. Participe!

*O projeto Jovens Agentes tem o patrocínio da Vale e da Aliança Geração de Energia por meio de Lei Federal de Incentivo à Cultura.



voltar
  • Twitter
  • Facebook
  • Google +