Leitura: 6 min

Instituto Inhotim reabre neste sábado com entrada gratuita

Instituto Inhotim reabre neste sábado com entrada gratuita

Com entrada gratuita, reabriremos as portas ao público neste sábado (9/2), após duas semanas com o funcionamento suspenso devido ao rompimento da barragem em Córrego do Feijão. Neste momento delicado, retomar as atividades do Instituto é parte de um recomeço importante para toda a cidade de Brumadinho. Em homenagem às vítimas da tragédia, funcionários, funcionárias e visitantes serão convidados a fazerem um minuto de silêncio logo após o início do horário de visitação, que será das 9h30 às 17h30.

De acordo com o diretor executivo do Inhotim, Antonio Grassi, a Instituição terá um papel fundamental na recuperação da cidade e na superação da tragédia.

“A comunidade sofreu uma perda imensurável e está completamente abalada. Estamos reabrindo no sábado com entrada gratuita para simbolizar que o Inhotim está de portas abertas para a comunidade nesse momento de dor. Acreditamos que a retomada das atividades do Inhotim será uma das principais forças para ajudar Brumadinho e a região a vencerem essa primeira etapa de luto. A saída para tudo isso seguramente passa por aquilo que o Instituto tem como seu maior patrimônio: cultura, arte, turismo, meio ambiente e educação”, salienta Grassi.

O rompimento da barragem não atingiu o Museu, mas abalou profundamente a equipe. Dos aproximadamente 600 funcionários do Instituto, 80% moram na região e 41 têm familiares desaparecidos ou com óbito confirmado.

A retomada das atividades do Instituto vem sendo pensada com carinho e cuidado. Entendemos a importância e a responsabilidade que o Inhotim tem com a população de Brumadinho, e, por isso, seguimos tendo a arte, o meio ambiente e a educação como nossos grandes pilares e pontos de partida para ações futuras. Recebemos, anualmente, milhares de visitantes do Brasil e do mundo inteiro, movimentando a economia da cidade e fortalecendo a cultura no Brasil. Estar de portas abertas, nesse momento ainda tão difícil, significa o reforço do nosso compromisso com o município de Brumadinho na certeza do poder da cultura e da educação para o desenvolvimento humano e social.

Agradecemos por todas as mensagens de apoio e carinho que recebemos nos últimos dias. E contamos com você nesse recomeço!

Para chegar ao Inhotim, o acesso pela BR-381 está liberado. Já os acessos via BR-040, passando por Retiro do Chalé, Casa Branca ou Piedade do Paraopeba, estão bloqueados. Os serviços de transporte da Belvitur e da Saritur serão regularizados a partir deste sábado. Para mais informações, acesse nosso site.

Confira nossa programação deste sábado:

Visitas Panorâmicas

Durante esta visita, nossos educadores promovem uma conversa e reflexão sobre o espaço do Inhotim e seus acervos, explorando as várias possibilidades de percurso. A visita é ideal para quem deseja conhecer um pouco sobre a história do Instituto e se inspirar para seguir seu próprio roteiro ao final do passeio.
Horários: 10h, 11h, 12h, 13h, 14h e 15h (serão oferecidas seis visitas ao invés de duas como ocorre normalmente)

Duração: 1h30min
Local: saída da Recepção
Observação: 25 vagas, inscrição no local 15min antes do horário de início
Ativação da Galeria Marilá Dardot – Recreio In Situ

Já imaginou que uma visita a um museu pode se assemelhar a uma tarde de sábado em um sítio? E que a sua participação em um dia de lazer educativo é uma engrenagem para que uma obra de arte aconteça? Alguns trabalhos expostos no Inhotim partem do princípio de que a interação do público é parte dos ciclos das obras. No sábado a equipe educativa do Inhotim convida a todos para uma ação coletiva de ativação. Venha experimentar um processo de imersão no trabalho “A origem da obra de arte” (2002), da artista Marilá Dardot.
Plantar sementes, palavras e sentidos é um exercício de convivência, compartilhamento e construção conjunta.
Horário: 10h às 12h e 14h às 16h
Local: G17 – Marilá Dardot “A origem da obra de arte” (2002)
Mediação em Ponto – Spider

Aproveitando a inauguração da obra Spider (1996) da artista Louise Bourgeois, o Educativo Inhotim convida os visitantes para conhecerem o trabalho da artista, assim como seu simbolismo.
Horário: 10h às 12h e 14h às 16h (o mediador estará disponível na galeria durante o horário mencionado)
Local: G1 – Galeria Mata



voltar
  • Twitter
  • Facebook
  • Google +