Sem categoria Leitura: 7 min

Inhotim tem programação especial para a Semana da Criança

Inhotim tem programação especial para a Semana da Criança

Quem visitar o Inhotim na próxima semana, do dia 10 ao dia 17 de outubro, vai poder aproveitar a programação especial que o Instituto preparou para comemorar a Semana da Criança. As atividades incluem a apresentação da Orquestra Jovem Inhotim no Palco Magic Square, visitas à estufa localizada no Viveiro, e a Colônia Pequenos Propositores, oportunidade dos pequenos explorarem a arte e a natureza do Parque. Todas as ações são gratuitas para os visitantes. Confira abaixo as informações completas.

Concerto Orquestra Jovem Inhotim
Na segunda-feira, 12 de outubro, o Parque estará aberto excepcionalmente por causa do feriado. No dia, a Orquestra Jovem Inhotim realiza um concerto de música erudita e popular sob a regência do maestro César Timóteo. A apresentação acontece no Palco Magic Square, às 15h, e tem a participação especial da solista mineira Jennifer Imanishi, que canta uma ária da ópera “Carmen”, de Bizet. No repertório estão composições de Mozart, Tom Jobim, Milton Nascimento, entre outros.

Segunda é dia dos jovens moradores da cidade de Brumadinho, integrantes da Escola de Cordas, subirem ao palco do Magic Square regidos pelo maestro César Timóteo. Foto: Daniela Paoliello

Segunda é dia dos jovens moradores da cidade de Brumadinho, integrantes da Escola de Cordas, subirem ao palco do Magic Square regidos pelo maestro César Timóteo. Foto: Daniela Paoliello

Fundada em 2014, a Orquestra Jovem Inhotim é formada por 35 alunos da Escola de Cordas, projeto socioeducativo do Instituto que oferece aulas de viola, violino, violoncelo, contrabaixo e teoria musical para estudantes de Brumadinho/MG. Também diretor artístico da iniciativa, Timóteo avalia que o impacto das aulas na vida dos adolescentes é grande. “Quem acompanha esses jovens percebe o quanto eles vão se modificando. Ganham disciplina, altruísmo, cooperativismo, aprendem a trabalhar em conjunto. Alguns já querem fazer vestibular pra música, descobrem novas possibilidades para a vida profissional”, conta.

Colônia Pequenos Propositores

Organizada pelo Educativo do Inhotim, a Colônia Pequenos Propositores oferece uma visita especial para crianças e explora os acervos de arte e botânica do Instituto com atividades lúdicas. A edição da Semana da Criança acontece de 12 a 18 de outubro, das 11h às 16h, com intervalo para almoço entre 12h30 e 14h. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail educativo@inhotim.org.br e há 10 vagas disponíveis por dia.

Visita à estufa
Ao longo da próxima semana, os visitantes do Inhotim terão a oportunidade de conhecer a estufa 1 do Viveiro, espaço de propagação das plantas que compõem os jardins e conservação de espécies raras. No ambiente climatizado, de muita umidade e sensação térmica bem diversa da capital mineira, há um grande número de plantas aquáticas, insetívoras, palmeiras, filodendros e outras. As visitas acontecem nos dias 12, 14, 15, 17 e 18 de outubro, partindo às 10h30 da recepção e tem duração aproximada de 1h.

Visitar a estufa, onde as mudas dos jardins são semeadas, é uma das atrações especiais da próxima semana. Foto: William Gomes.

Visitar a estufa, onde as mudas dos jardins são semeadas, é uma das atrações especiais da próxima semana. Foto: William Gomes.

 

Obras imperdíveis para crianças

Além das atividades especiais para o feriado, um passeio pelo Inhotim é, por si só, uma ótima pedida para os pequenos. Confira abaixo quatro obras imperdíveis para curtir em família:

Galeria Cosmococa – Helio Oiticica e Neville D’Almeida

O prédio abriga cinco salas sensoriais criadas pelos artistas Hélio Oiticica e Neville D’Almeida. Em cada ambiente há algo diferente para interagir: espumas geométricas, balões coloridos, redes, colchões e, para deixar o passeio ainda mais divertido, uma piscina. Tudo ao som das composições psicodélicas de Jimi Hendrix. Na saída da galeria está Troca-Troca, 2002, obra do artista Jarbas Lopes composta por três fusquinhas coloridos. 

Piscina, 2009 – Jorge Macchi

A instalação interativa foi realizada a partir de uma aquarela surrealista do artista Jorge Macchi, que propunha uma caderneta de endereço em que o índice era a escada para uma piscina. O Inhotim convidou Macchi a reproduzir o trabalho em três dimensões, resultando em uma construção que pode ser usada pelos visitantes. Na mata ao lado dela, há um vestiário com toalhas gratuitas e banheiro. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por responsável. 

A Origem da Obra de Arte, 2002 – Marilá Dardot

Um galpão de jardinagem rodeado por vasos em formas de letras. Essa é A Origem da Obra de Arte, 2002, de Marilá Dardot. O trabalho convida o público a plantar sementes nos recipientes e transformá-los em palavras espalhadas pelo campo. Nomes, sentimentos, promessas e desejos sempre compõem a paisagem. As ferramentas e aventais vão ajudar a proteger as crianças.

Continente/Nuvem, 2008 – Rivane Neuenschwander

À primeira vista vazia, a construção (que data de 1874 e é a mais antiga edificação remanescente de uma das propriedades rurais que deram origem ao Inhotim) abriga no teto uma instalação da artista Rivane Neuenschwander. Uma das referências usadas por ela para desenvolver o trabalho foi sua própria infância, quando observava o céu e as nuvens para descobrir figuras. Deitar no chão ou nos degraus da escada com os pequenos para observar as imagens que vão sendo formadas pode se transformar em uma ótima brincadeira.



voltar
  • Twitter
  • Facebook
  • Google +