Leitura: 7 min

Inhotim na quarentena: 5 dicas do que preparamos para você ficar mais perto da gente!

Inhotim na quarentena: 5 dicas do que preparamos para você ficar mais perto da gente!

Desde que suspendemos temporariamente a abertura do museu, no dia 18 de março de 2020, as equipes do Inhotim se uniram para pensar em meios de continuar em contato – entre si e com o público. No parque, os jardineiros e técnicos trabalham em regime de escala reduzida, para preservar as obras e as plantas. Os times se reúnem virtualmente várias vezes por semana, planejando ações para quando o Inhotim reabrir.

E para continuar próximo ao nosso público, preparamos várias ações para você conhecer mais os nossos acervos e amenizar a sua saudade do Inhotim (e a nossa do parque cheio também!).

Para a estreia do Inhotim na Museum Week 2020 (o tema hoje é “Cultura na Quarentena”), veja abaixo cinco dicas para você ficar pertinho da gente!

Exposição “Visão Geral”  no Google Arts & Culture

 A exposição debate aspectos da escultura contemporânea, como abstração, tridimensionalidade e ressignificação de objetos do cotidiano. Trabalhos de Alexandre da Cunha, José Damasceno, Iran do Espírito Santo, Laura Vinci, Marcius Galan e Sara Ramo fazem parte da mostra. A versão presencial da exposição foi aberta em 2019 e para o período da quarentena, elaboramos a versão digital da exposição com depoimentos dos artistas em vídeo e áudios do curador associado do Instituto, Douglas de Freitas, explicando cada obra.  Com as ferramentas de zoom, da plataforma, é também possível chegar bem pertinho das obras. 

Wallpapers botânicos

Nossos jardins são tão amados pelo nosso público, que resolvemos levar um pedacinho do Jardim Botânico do Inhotim para cada um: fotos inéditas para serem baixadas como wallpapers no celular. Acesse nosso perfil do Instagram e baixe as imagens nossos destaques! São seis opções de imagens feitas pelo renomado fotógrafo João Marcos Rosa, que já fez trabalhos para a National Geographic, e foi convidado a registrar a transformação dos jardins ao longo do ano. 

Séries Bastidores e Retrato 

Diretamente do ateliê dos artistas ou da sala de restauros do Inhotim, você fica sabendo sobre o processo criativo envolvido na elaboração dos trabalhos artísticos. Os dois primeiros episódios já estão no ar, no nosso canal do IGTV: o primeiro é uma conversa com Laura Vinci em seu ateliê; o segundo mostra a equipe de conservação do Inhotim, contando sobre o restauro de uma obra de Sandra Cinto. Já a série Retrato é uma coletânea de vídeos gravados entre 2011 e 2014, contendo entrevistas com artistas, curadores e técnicos envolvidos nas montagens de obras expostas no Inhotim. Por mostrar o processo de criação na arte contemporânea, trata-se de uma excelente referência para pesquisas e estudos no campo das artes. Disponibilizados pela primeira vez no ambiente virtual, os materiais foram digitalizados com legendas em inglês. Acesse aqui o primeiro episódio, protagonizado pela artista Adriana Varejão. As séries também estão disponíveis no nosso canal do YouTube. O segundo episódio sai em junho, e é sobre a artista Doris Salcedo.

Série Diálogos

Neste sábado, vem mais uma novidade por aí: vamos estrear a Série Diálogos, uma conversa feita por diversos representantes do Instituto para abordar os universos da arte e da botânica. A primeira convidada é a artista Sara Ramo, que vai falar sobre seus trabalhos com o curador associado do Inhotim, Douglas de Freitas. Anote aí: Diálogos estreia às 11h no nosso perfil no YouTube e IGTV. Confira o bate-papo!

Arte, botânica, arquitetura e a sua participação nas nossas redes sociais

Quer matar a saudade do Inhotim, rememorando momentos em que você esteve em contato com nossos acervos? Então, acesse os nossos perfis do Instagram e Facebook e interaja conosco, deixando o seu comentário, curtindo e compartilhando nossos conteúdos.



voltar
  • Twitter
  • Facebook
  • Google +