Sem categoria Leitura: 5 min

Colônia de Férias Inhotim: lazer e aprendizado

colonia_de_ferias_blog

Que tal aproveitar as férias para oferecer aos filhos momentos de lazer com muito aprendizado? Pensando nessa proposta, o Instituto realiza a Colônia de Férias Inhotim do dia 14 até 31 de janeiro, sempre de quintas-feiras a domingo. Crianças de 6 a 11 anos vão participar de visitas mediadas para conhecerem o Parque e de oficinas para despertar a criatividade por meio de atividades lúdicas.

Na opinião da gerente do Educativo Inhotim, Yara Castanheira, atualmente, as crianças estão muito ligadas ao mundo virtual. “Celulares, tablets e vídeo-games ocupam boa parte do tempo e se transformam nos principais brinquedos de hoje. Queremos que, no Inhotim, meninos e meninas tenham contato com a terra, andem descalços e aprendam muito com nossos educadores, a partir dos nossos acervos artístico e botânico”, afirma Yara. E completa: “Por meio dessas ações, queremos sensibilizar as crianças em causas como consumo consciente e sustentabilidade. Em uma das atividades, por exemplo, vamos ensiná-las a fazer um mini-jardim, com espécies de plantas do Parque. E elas poderão levá-lo para casa e continuar cuidando dele”, explica a gerente do Educativo.

As informações sobre preços e formas de pagamento podem ser consultadas pelo telefone (31) 3571-9795 ou pelo email escolas@oturi.com.br, assim como as inscrições. São oferecidas 20 vagas por dia, sendo 10 para crianças de 6 a 8 anos e a outra metade para quem tem de 9 até 11. As inscrições podem ser feitas, também, na Recepção do Inhotim.

PROGRAMAÇÃO

9h30: acolhida das crianças na Recepção por educadores e funcionários e café da manhã

10h às 12h: visita mediada

12h às 13h: almoço no restaurante Oiticica

13h às 15h30: oficinas (veja a programação abaixo)

15h30: lanche

16h: encerramento das atividades na Estação Educativa, onde os pais encontram os filhos

OFICINAS – sempre de 13h às 15h30

Mini-jardim: as crianças conhecem mais sobre algumas espécies de plantas do Inhotim. Além disso, constroem e levam para casa o mini-jardim. De forma dinâmica e lúdica, os participantes conversam sobre solos, plantas, paisagismo e consumo consciente.

Quando: sextas-feiras (para crianças de 9 a 11 anos); sábados (para crianças de 6 a 8 anos); domingos (para crianças de 9 a 11 anos).

Inventores: nesta atividade, as crianças são convidadas a desenvolver objetos imaginados pelo grupo por meio de recortes e colagens, que culmina no exercício de construção coletiva de novos objetos e brinquedos.

Quando: quintas-feiras e domingos (para crianças de 6 a 8 anos)

Carimbos: é a oportunidade de confeccionar carimbos por meio de técnicas e conceitos básicos de gravura que geram imagens e que podem ser impressas repetidas vezes. Ao final da atividade, a criança terá construído um carimbo exclusivo a partir da descoberta de textura de folhas secas e troncos de árvores.

Quando: sextas-feiras (para crianças de 6 a 8 anos)

Flipbook: as crianças criam histórias a partir da experiência de visitação aos acervos do Inhotim em pequenos cadernos. Esta oficina propõe um olhar minucioso sobre o espaço e os acervos botânico e artístico do Inhotim.

Quando: quintas-feiras e sábados (para crianças de 9 a 11 anos)

A programação está sujeita a alteração.



voltar
  • Twitter
  • Facebook
  • Google +