Vista da Serra do Rola Moça, caminho para Inhotim. Foto: Brígida Campbell

A cidade de Brumadinho, com 30 mil habitantes, está localizada no Vale do Paraopeba e possui, além de belezas naturais, riquezas históricas e culturais.

O município tem uma área de 634,4 km2 e está situado no final do Maciço do Espinhaço e início do Tabuleiro do Oeste. Começou a ser colonizado quando os "insubmissos" da Guerra dos Emboabas se dirigiram para lá, fugindo da repressão, a fim de garimpar ouro, livres dos elevados tributos da Coroa. Junto com a freguesia de Bonfim do Paraopeba, foram também criadas pelo Regente Feijó, em 1832, Matheus Leme e Piedade do Paraopeba. O distrito foi criado em 1923 e emancipou-se em 1938, desmembrando-se de Bonfim, integrando à Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A região possui atrações como a Fazenda dos Martins, que fica na região de Marinhos. A construção foi feita por escravos, com muros de "pedra seca", paredes e forros pintados ao estilo da época (século XVIII).

Há também Piedade do Paraopeba, um dos povoados mais antigos de Minas Gerais, cuja Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário é datada de 1729. Outro ponto turístico é a Igreja de São José do Paraopeba, obra erguida em 18 de dezembro de 1751 a pedido do padre Antônio José de Moura.

Escravos alforriados formaram a comunidade quilombola de Sapé. A comunidade mantém suas tradições, com Congado e a Guarda de Moçambique.

Confira opções de onde se hospedar em Brumadinho.


Aumentar fonte Diminuir fonte Imprimir
Rua B, 20, Inhotim, Brumadinho, MG, Brasil  35460-000 +55 31 3227 0001  info@inhotim.org.br
Horário Quarta, Quinta e Sexta 9:30 às 16:30. Aos Sábados, Domingos e feriados de 9:30 às 17:30.