Regularização Ambiental
O respeito ao meio ambiente é um dever de todas as instituições comprometidas com o desenvolvimento sustentável e com a qualidade de vida. O Inhotim reporta aos órgãos ambientais toda e qualquer atividade geradora de impacto, visando autorização para realização das mesmas.
Gestão de Resíduos Sólidos
O gerenciamento de resíduos sólidos do Inhotim abrange o inventário dos tipos de resíduos, bem como armazenamento e destinação adequados. Com base na norma técnica ABNT NBR 10004/2004, que classifica os resíduos sólidos de acordo com seu potencial poluidor, os resíduos são encaminhados para os locais indicados:
Resíduos classe I (perigosos): possuem local de armazenamento próprio, onde são recolhidos e destinados à aterro industrial por empresa terceirizada licenciada para tal atividade.
Resíduos classe II A (não inertes): são armazenados em recipientes identificados por cor, coletados pela prefeitura municipal e destinados a aterro sanitário. Com exceção dos resíduos recicláveis, que são separados no próprio setor onde são gerados, armazenados em recipientes de cor diferente e destinados à associação de catadores de material reciclável local.
Resíduos classe II B (inertes): que envolvem principalmente entulho de obras civis, são armazenados em caçambas e destinados a aterro industrial.
Gestão de Recursos Hídricos e Efluente
O Inhotim está localizado em uma região rica em recursos hídricos. Diversas nascentes e lagos naturais estão protegidos pelos remanescentes florestais mantidos intactos pelo Instituto, que contempla também uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, a RPPN Inhotim. Poços artesianos e reservatórios de água para irrigação são utilizados para o abastecimento de água do parque. E um sistema próprio composto por fossas sépticas e estações de tratamento biológicas é usado para o tratamento dos efluentes gerados. Com o objetivo de manter a qualidade dos recursos hídricos e do tratamento dos efluentes, são realizadas, periodicamente, coletas de amostras de águas e efluentes para monitoramento físico-químico.
Gestão de Fauna
Por estar localizado entre os biomas Mata Atlântica e Cerrado, o Inhotim tem potencializado toda a diversidade biológica de seu parque. Com a finalidade de conhecer a fauna silvestre local, o Instituto realiza parcerias com universidades e pesquisadores especializados.
saiba mais sobre as pesquisas
Tecnologia e Inovação Ambiental
Crédito de Carbono Inhotim: lançado na Semana do Meio Ambiente 2013, o projeto visa a compensação de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE`s). Em parceria com a Plantar Carbon, foi elaborada uma calculadora ecológica online que permitiu ao visitante calcular a quantidade de GEE`s emitidos anualmente e compensar as emissões. A ação culminou na inédita venda de créditos de carbono para pessoa física certificada pela ONU.
Circuito Entre Borboletas: elaborado a partir de dados obtidos em projeto científico, em parceria com o Centro Universitário UNA, o circuito de educação ambiental permite que os visitantes tenham contato com as borboletas do parque. Um guia ilustrado com informações sobre os exemplares coletados durante o projeto, convida a um passeio com paradas estratégicas em áreas de maior abundância de cada espécie.