Lygia Pape
Nova Friburgo, Brasil, 1927 - Rio de Janeiro, 2004
Ttéia 1C, 2002
fio metalizado
Copyrights © Projeto Lygia Pape
No Rio de Janeiro, onde construiu sua trajetória, Pape integrou os grupos Frente e Neoconcreto, participando ativamente da renovação que marcou a arte brasileira naquele período. A recepção das ideias construtivas das vanguardas europeias levou à formulação de uma síntese original, culminando na 1ª Exposição de Arte Neoconcreta e no manifesto do movimento, que Pape assinou em 1959, juntamente com Amílcar de Castro, Ferreira Gullar, Franz Weissmann, Lygia Clark, Reynaldo Jardim e Theon Spanudis. O texto versa sobre o resgate da liberdade de experimentação, questionando os parâmetros racionalistas do projeto construtivo e recuperando a dimensão subjetiva da obra.
Ttéia 1C, 2002
fio metalizado
Copyrights © Projeto Lygia Pape
No Rio de Janeiro, onde construiu sua trajetória, Pape integrou os grupos Frente e Neoconcreto, participando ativamente da renovação que marcou a arte brasileira naquele período. A recepção das ideias construtivas das vanguardas europeias levou à formulação de uma síntese original, culminando na 1ª Exposição de Arte Neoconcreta e no manifesto do movimento, que Pape assinou em 1959, juntamente com Amílcar de Castro, Ferreira Gullar, Franz Weissmann, Lygia Clark, Reynaldo Jardim e Theon Spanudis. O texto versa sobre o resgate da liberdade de experimentação, questionando os parâmetros racionalistas do projeto construtivo e recuperando a dimensão subjetiva da obra.