Folly, 2005 - 2009
Valeska Soares Belo Horizonte, 1957; vive em Nova York, EUA
Folly, 2005-2009
vídeo transferido para DVD, trilha sonora The look of love, 5'; pavilhão de madeira e espelho
Na instalação Folly (2005-2009), Valeska Soares cria um mundo à parte e mágico, com traços de fantasia. Sua calculada posição, ao final do lago e cercado por um nostálgico jardim, faz do pavilhão uma experiência de romantismo e sedução para o visitante, sugerindo, ao mesmo tempo, introspecção e envolvimento. Como é comum na obra de Soares, em Folly (2005-2009) a participação do público é fundamental para a concretização da obra, e ela só acontece plenamente por meio da vivência direta dos espaços. Uma vez dentro desta estrutura, o espectador pode perceber-se parte da dança projetada em vídeo nas paredes espelhadas em seu interior. As múltiplas imagens são formadas por reflexos, fazendo com que os dançarinos se aproximem e se afastem, bem como envolvendo o visitante ao som da canção "The look of love", de Burt Bacharach. A faixa, que aparece na trilha sonora do filme de espionagem "Casino Royale" (1967), evoca uma era de glamour, hoje revestida de certa decadência.
O vídeo Tonight (2002), que serviu de ponto de partida para a criação da obra e é projetado em seu interior, foi gravado na boate do antigo Cassino da Pampulha, projeto de Oscar Niemeyer em Belo Horizonte, hoje museu. As imagens se relacionam com a arquitetura, que remete a um gazebo de jardim ou um coreto de praça. Para a apresentação permanente em Inhotim, foi criado em seu entorno um projeto paisagístico, desenvolvido em colaboração entre a artista e a equipe botânica de Inhotim, que se distingue do tipo de paisagismo aplicado à maior parte do parque e traz características de um jardim doméstico, com árvores frutíferas e flores. O interesse pelo jardim e pelo aspecto multisensorial da arte - além da visão, o tato e o olfato - é recorrente na obra de Soares, assim como a memória e a ficção.
Folly, 2005-2009
vídeo transferido para DVD, trilha sonora The look of love, 5'; pavilhão de madeira e espelho
Na instalação Folly (2005-2009), Valeska Soares cria um mundo à parte e mágico, com traços de fantasia. Sua calculada posição, ao final do lago e cercado por um nostálgico jardim, faz do pavilhão uma experiência de romantismo e sedução para o visitante, sugerindo, ao mesmo tempo, introspecção e envolvimento. Como é comum na obra de Soares, em Folly (2005-2009) a participação do público é fundamental para a concretização da obra, e ela só acontece plenamente por meio da vivência direta dos espaços. Uma vez dentro desta estrutura, o espectador pode perceber-se parte da dança projetada em vídeo nas paredes espelhadas em seu interior. As múltiplas imagens são formadas por reflexos, fazendo com que os dançarinos se aproximem e se afastem, bem como envolvendo o visitante ao som da canção "The look of love", de Burt Bacharach. A faixa, que aparece na trilha sonora do filme de espionagem "Casino Royale" (1967), evoca uma era de glamour, hoje revestida de certa decadência.
O vídeo Tonight (2002), que serviu de ponto de partida para a criação da obra e é projetado em seu interior, foi gravado na boate do antigo Cassino da Pampulha, projeto de Oscar Niemeyer em Belo Horizonte, hoje museu. As imagens se relacionam com a arquitetura, que remete a um gazebo de jardim ou um coreto de praça. Para a apresentação permanente em Inhotim, foi criado em seu entorno um projeto paisagístico, desenvolvido em colaboração entre a artista e a equipe botânica de Inhotim, que se distingue do tipo de paisagismo aplicado à maior parte do parque e traz características de um jardim doméstico, com árvores frutíferas e flores. O interesse pelo jardim e pelo aspecto multisensorial da arte - além da visão, o tato e o olfato - é recorrente na obra de Soares, assim como a memória e a ficção.