PORTUGUÊS   i  ENGLISH

Imprensa

Reserva Particular do Patrimônio Natural Inhotim é reconhecida pelo Instituto Chico Mendes

10/05/2010

 

Com o reconhecimento da reserva, a área passa a ser protegida por Lei


O Governo Federal, por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), reconheceu a Reserva Particular do Patrimônio Natural Inhotim (RPPN Inhotim), conforme publicado no Diário Oficial da União, no último dia 6 de maio. Localizada dentro da área do Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG), a RPPN Inhotim possui área total de 145,37 hectares, e é mais um local dedicado à proteção da biodiversidade no País.


Situada no Domínio da Mata Atlântica, a RPPN Inhotim abriga cerca de 1.000 espécies de plantas vasculares, aquelas que possuem tecidos especializados para o transporte de água e seiva. A reserva é constituída por remanescentes da Floresta Estacional Semidecidual Montana, encontrados em diferentes estádios de sucessão ecológica, e alguns encraves de Cerrado no topo das serras. Além da diversidade florística, a reserva possui também três nascentes com origem dentro da área protegida.


Após o reconhecimento, a próxima etapa para a diretoria de Botânica e Meio Ambiente do Inhotim é estabelecer o Plano de Manejo da RPPN, que vai especificar, dentro da melhor técnica aplicável, os usos e estratégias de conservação para a biodiversidade, o relevo, hidrografia e seus aspectos paisagísticos




Faça seu comentário:





Comentar

Rua B, 20, Inhotim, Brumadinho, MG, Brasil  35460-000 +55 31 3571.9700  info@inhotim.org.br
Horário: Terça, Quarta, Quinta e Sexta 9:30 às 16:30. Aos Sábados, Domingos e feriados de 9:30 às 17:30.
Arte Contemporânea  ▪  Jardim Botânico  ▪  Inclusão e Cidadania  ▪  Educativo  
Sobre nós  ▪  Visite  ▪  Amigos do Inhotim  ▪  Patrocine  ▪  Loja  ▪  Gastronomia  ▪  Mapa do site  ▪  Cadastro  ▪  Contato
Português  ▪  English