Fonte: google.com

Obra de Aleijadinho, localizada em Congonhas do Campo: representante do barroco brasileiro
No próximo domingo, 22 de novembro, acontecem em Inhotim, em Brumadinho (60 Km de Belo Horizonte) dois eventos musicais. O primeiro será a apresentação do Coral Academia Libre Cantare, ao meio-dia, na Galeria Praça. Em seguida, às 14 horas, no Teatro do Centro de Educação e Cultura Burle Marx acontece a palestra "Barroco - Música, Pintura e Poesia", ministrada pela pianista e secretária-executiva do Conselho de Administração do Instituto Inhotim, Norah Moura Castro. Os dois eventos estão sendo organizados por Norah Castro e são gratuitos para os vistantes que estiverem em Inhotim neste domingo.
Em sua palestra, Norah Castro irá projetar obras de importantes pintores, mostrando que a música e as artes plásticas se desenvolvem paralelamente, com elementos estéticos em comum como cor, contraste e movimento. O público será estimulado a conhecer poemas da época, fazendo uma articulação entre a pintura e a palavra.
Norah Castro apresentará em DVD fragmentos de algumas das obras mais representativas do repertório Barroco como As Quatro Estações de Vivaldi, a Aleluia do Messias de Haendel e os Concertos de Brandemburgo de Bach e peças de compositores brasileiros.
O Barroco foi um período estilístico e filosófico da História da sociedade ocidental, ocorrido desde meados do século XVI até ao século XVIII. Foi inspirado no fervor religioso e na passionalidade da Contra-reforma. Didaticamente falando, o Período barroco, vai de 1580 a 1756. O termo "barroco" advém da palavra portuguesa homónima que significa "pérola imperfeita", ou por extensão jóia falsa. A palavra foi rapidamente introduzida nas línguas francesa e italiana.
Coral Academia Libre Cantare
Criada em 2001, a Academia Libre Cantare, de Itabirito, reúne, atualmente, dois grupos corais: o principal, formado por adolescentes e jovens de 13 a 19 anos, e o grupo infantil, com integrantes com idades entre 7 e 11 anos. O grupo começou com concertos em Itabirito e cidades próximas, como Ouro Preto, Sete Lagoas e Belo Horizonte. Em seguida, recebeu convites para se apresentar em Ipatinga e Mariana. Nos anos seguintes, representou Minas Gerais em encontros de corais em Goiás e Santa Catarina. Cantou por dois anos seguidos no projeto BDMG Cultural, na Praça da Liberdade. A regência e a direção artística é do maestro e cantor Leandro Dantas, de 28 anos, formado em Educação Musical com ênfase em Canto pela Escola de Música da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).
Dia: 22 de novembro - domingo
Hora: 12h
Local: Inhotim - Rua B, n 20 - Brumadinho
Concerto gratuito para visitantes (entrada no Inhotim - R$ 15)
Mais informações em Coral Academia Libre Cantare se apresenta em Inhotim
